Assembleia definiu a pauta da Campanha Salarial que será negociada com os grupos patronais

No domingo, 24 de setembro, os companheiros metalúrgicos da base de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista se reuniram na Sede do Sindicato para a assembleia Campanha Salarial  marcando o início de uma jornada importante em busca de melhores condições de trabalho e salários justos. A assembleia marca o início da mobilização dos metalúrgicos da região na luta por seus direitos e pela conquista de melhorias em suas condições de trabalho.

Durante a assembleia, os trabalhadores da base de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista aprovaram a proposta salarial que será negociada com os grupos patronais. Essa proposta busca assegurar a renovação das cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), a reposição da inflação do período, mas especialmente o aumento real acima da inflação.

Nos últimos anos, os metalúrgicos enfrentaram desafios na busca por aumentos salariais que acompanhassem não apenas a inflação, mas que proporcionassem um aumento real em seu poder de compra. Desde o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff (janeiro de 2011 a agosto de 2016), a categoria não consegue aumento real.

No entanto, a realidade tem mostrado que a conquista de aumentos reais nos salários é possível, como demonstrado por 85,9% das categorias com data-base em junho que conseguiram essa conquista até 09 de julho, de acordo com dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE).

A campanha salarial dos metalúrgicos do Estado de São Paulo é unificada e reúne 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos, representando mais de 700 mil trabalhadores com data-base em 1º de novembro. Essa unificação fortalece a voz dos metalúrgicos e os capacita a enfrentar os desafios que se apresentam, com o objetivo comum de alcançar melhores condições de trabalho e salários dignos.

Eliseu Silva Costa, presidente

O presidente do Sindicato e da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Eliseu Silva Costa, enfatizou a importância da ação coletiva dos trabalhadores e sindicalistas organizados para garantir o aumento salarial e a manutenção dos direitos. Ele lembrou que não existe uma política de salários que beneficie automaticamente os trabalhadores, sendo necessário que a categoria esteja unida e determinada em sua luta por melhores condições.

“É hora de unir os trabalhadores. Conversar nas fábricas e lembrar que nada vem de graça. Se hoje temos benefícios como Cesta Básica, direito ao PLR, licença maternidade de 180 dias, entre outras tantos benefícios, é porque nós metalúrgicos lutamos por isso. Atualmente, muitos trabalhadores chegam às fábricas e acham que todos os benefícios são concedidos pelos patrões e se esquecem que, na verdade, tudo foi conquistado por nossa luta”, disse Eliseu.

Os diretores que também falaram na assembleia, Rose Prado, Luís Carlos de Oliveira (Lú), Natanael Onofre Matias (Caé), José Carlos Cardoso (Mineiro) e Wilson Ribeiro (Med) reforçaram a mensagem do presidente, pedindo aos companheiros que trabalhem nas fábricas conscientizando os trabalhadores que só com luta se conseguem benefícios.

Wilson Med

Rose Prado

José Carlos (Mineiro)

Natanael Matias (Caé)

Luís Carlos

Nesse momento fundamental da Campanha Salarial, a participação ativa dos metalúrgicos é muito importante. A união da categoria, a determinação e a busca por melhores condições de trabalho e salários justos são as chaves para alcançar um futuro melhor para todos os trabalhadores.

Na pauta da Campanha Salarial, destacam-se os seguintes pontos:

1. Reajuste Salarial com Aumento Real: Os metalúrgicos buscam não apenas a reposição da inflação, mas um aumento real que melhore seu poder de compra.

2. Valorização dos Pisos e da PLR: É fundamental que os pisos salariais e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) reflitam o esforço de cada trabalhador.

3. Redução da Jornada de Trabalho: Busca-se uma jornada que permita melhor conciliação entre vida profissional e pessoal, proporcionando mais qualidade de vida.

4. Plano de Cargos e Salários: Os trabalhadores almejam oportunidades claras de progresso em suas carreiras, com critérios justos e transparentes.

5. Mais Sócios e Sócias: O fortalecimento do sindicato é crucial para a representação dos metalúrgicos, convidando todos a se associarem e participarem da luta.

6. Mais Saúde e Segurança no Trabalho: Ambientes de trabalho seguros e saudáveis são essenciais para todos os trabalhadores.

7. Licença Maternidade de 180 Dias: Defende-se um período de licença maternidade que permita às mães passarem mais tempo com seus bebês.

8. Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres: Acredita-se na igualdade de gênero e na equidade salarial.

9. Avanços na Convenção Coletiva de Trabalho: Busca-se melhorias nos direitos e condições de trabalho por meio da negociação coletiva.

10. Homologação no Sindicato: A importância de garantir que as rescisões contratuais sejam homologadas no sindicato para proteger os direitos dos trabalhadores.

11. Vale-Alimentação para Toda a Categoria: Defende-se a extensão do vale-alimentação a todos os metalúrgicos.