Assembleia da Campanha Salarial neste domingo, dia 5 de novembro, às 9 horas na Sede Central

Companheiros, neste domingo, 5 de novembro, às 9 horas, na Sede Central, acontece a assembleia mais importante da Campanha Salarial 2023, quando serão apresentadas as propostas que estão sendo negociadas entre a Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo e os grupos patronais.

Sua presença é muito importante!.

Como sempre, as negociações com os grupos patronais não estão fáceis e precisamos da união de todos para conseguirmos nossos objetivos.

Segundo explicou o presidente do Sindicato e também da Federação, Eliseu Silva Costa, o objetivo é repor a inflação e também lutar por aumento real.

“Nós estamos negociando com os grupos patronais e temos propostas que serão levadas para a assembleia no domingo, dia 5. E aprovação será por parte dos trabalhadores porque este sindicato nunca assinou e nunca assinará qualquer acordo sem aprovação dos trabalhadores”, disse Eliseu.

Desde o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff, que esteve no poder de janeiro de 2011 a agosto de 2016, os metalúrgicos não conseguem um aumento real.

No dia 24 de setembro, em assembleia realizada na sede do Sindicato, os companheiros aprovaram a proposta salarial que está sendo negociada com os patrões. Essa proposta assegura as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e aplica a reposição da inflação do período sobre o salário atual, garantindo que os metalúrgicos não tenham perdas em seu poder de compra.

O presidente do Sindicato lembrou também que não existe uma política de salários que beneficie automaticamente os trabalhadores, sendo necessário que a categoria esteja unida e determinada em sua luta por melhores condições.

A campanha salarial dos metalúrgicos do Estado de São Paulo é unificada e reúne 54 sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos, representando mais de 700 mil trabalhadores com data-base em 1º de novembro.

Essa unificação fortalece a voz dos metalúrgicos e os capacita a enfrentar os desafios que se apresentam, com o objetivo comum de alcançar melhores condições de trabalho e salários dignos.

Eliseu Silva Costa enfatizou a importância da ação coletiva dos trabalhadores e sindicalistas organizados para garantir o aumento salarial e a manutenção dos direitos. Ele lembrou que não existe uma política de salários que beneficie automaticamente os trabalhadores, sendo necessário que a categoria esteja unida e determinada em sua luta por melhores condições.

Na pauta da Campanha Salarial, destacam-se os seguintes pontos:

• Reajuste Salarial com Aumento Real: Os metalúrgicos buscam não apenas a reposição da inflação, mas um aumento real que melhore seu poder de compra.
  • Valorização dos Pisos e da PLR: É fundamental que os pisos salariais e a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) reflitam o esforço de cada trabalhador.
  • Redução da Jornada de Trabalho: Busca-se uma jornada que permita melhor conciliação entre vida profissional e pessoal, proporcionando mais qualidade de vida.
  • Plano de Cargos e Salários: Os trabalhadores almejam oportunidades claras de progresso em suas carreiras, com critérios justos e transparentes.
  • Mais Sócios e Sócias: O fortalecimento do sindicato é crucial para a representação dos metalúrgicos, convidando todos a se associarem e participarem da luta.
  • Mais Saúde e Segurança no Trabalho: Ambientes de trabalho seguros e saudáveis são essenciais para todos os trabalhadores.
  • Licença Maternidade de 180 Dias: Defende-se um período de licença maternidade que permita às mães passarem mais tempo com seus bebês.
  • Igualdade Salarial entre Homens e Mulheres: Acredita-se na igualdade de gênero e na equidade salarial.
  • Avanços na Convenção Coletiva de Trabalho: Busca-se melhorias nos direitos e condições de trabalho por meio da negociação coletiva.
  • Homologação no Sindicato: A importância de garantir que as rescisões contratuais sejam homologadas no sindicato para proteger os direitos dos trabalhadores.
  • Vale-Alimentação para Toda a Categoria: Defende-se a extensão do vale-alimentação a todos os metalúrgicos.

Nesse momento crucial da Campanha Salarial, a participação ativa dos metalúrgicos é fundamental. A união da categoria, a determinação e a busca por melhores condições de trabalho e salários justos são as chaves para alcançar um futuro melhor para todos os trabalhadores metalúrgicos. Juntos, somos mais fortes!

FOTO: assembleia na Federação dos Metalúrgicos aprova proposta da Campanha Salarial 2023. FOTO: Sindicatometal