Aprovada em assembleia redução de jornada e salários na Dana

Foi aprovada na tarde desta terça-feira, 18 de abril, a redução de jornada e salários para 100% dos trabalhadores da Dana de Jundiaí.

Segundo o acordo, a redução da jornada de trabalho será sempre às sextas-feiras ou aos sábados. No sábado, somente para os trabalhadores da manhã.

Por ocasião de feriados e pontos facultativos, poderá ser praticada a redução em um dia que antecede o feriado ou um dia logo após ao feriado.

Em abril, a redução será de dois dias, com desconto de 9,48% no salário. Em maio, a redução de jornada será de cinco dias, com desconto 20% no salário, enquanto em junho serão quatro dias + 2h48 de redução de jornada, com 20% de redução no salário.

Caé, secretário geral do Sindicato. FOTOS: Flavio Gut

O secretário-geral do Sindicato, Natanael Onofre Matias (Caé), lembrou aos companheiros da Dana, durante a assembleia, que as dispensas de empregados no período de redução de jornada só poderão ocorrer por justa causa, pedido de demissão ou término do contrato de experiência.

Caé disse também que após o restabelecimento da jornada de trabalho fica garantida a estabilidade de emprego e salário por período equivalente ao definido para a redução da jornada.

“O acordo poderá ser prorrogado por igual período, mediante novo acordo. Mas ela também pode encerrar a redução da jornada antes, caso as condições da economia melhorem. Vamos esperar que isso aconteça”, disse o secretário geral.

Eliseu, presidente do Sindicato

O presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, disse que a redução da jornada de trabalho é consequência da crise que o setor automotivo está vivendo, com reflexos para o setor de autopeças.

“É um momento delicado onde precisamos da união de todos”.

Eliseu convidou também os trabalhadores da Dana a se juntarem aos outros metalúrgicos no ato de 1º de maio, no Clube de Campo dos Metalúrgicos, momento de reflexão e também de estar com a família.

Também participaram da assembleia os diretores Claudinei Cestarolli (Nei), Emerson de Lima Ribeiro, Donizete Aparecido Ignácio (Danone) e Aluísio Norberto Ribeiro.

O diretor Nei

O diretor Emerson