Alpino: acordo de opção de cesta básica física garante conquista frente a inflação de alimentos

O reajuste no vale alimentação voltou a ser discutido na Alpino. Na tarde desta quarta-feira (31), o Sindicato realizou uma assembleia na empresa e os trabalhadores votaram por uma medida medida que prevê a opção de vale alimentação ou cesta básica, de acordo com a necessidade e interesse de cada trabalhador.

Na avaliação do Sindicato e dos companheiros, o valor do vale alimentação está abaixo do valor dos alimentos nas prateleiras e gôndolas dos supermercados. Por essa razão, a opção da cesta básica física foi a alternativa encontrada para suprir os impactos negativos no orçamento doméstico do trabalhador.

Neste ano, a Alpino havia aplicado um reajuste de 19,23% no vale alimentação, mas na avaliação dos trabalhadores o reajuste foi corroído com o passar dos meses por conta da alta da inflação dos itens básicos de alimentação.

Os sindicalistas vêm realizando pesquisas em diferentes supermercados da região para avaliar e propor um reajuste mais justo que não seja corroído pela inflação ao longo de 12 meses.

As negociações em torno do reajuste serão retomadas em dezembro, mas a partir de agora o trabalhador poderá sempre ter a opção de cesta física ou cartão.

“O poder de compra dos trabalhadores em relação ao alimentos está sendo muito prejudicado. Por essa razão, reforçamos o compromisso de lutar para conquistar um reajuste no vale alimentação. Para isso, vamos precisar de todo apoio dos companheiros e companheiras da Alpino”, disse o diretor sindical, Luís Carlos de Oliveira (Lú), ao lado da diretora sindical, Rose Prado, e dos diretores de base, Leandro Reis, Rosemilda Pereira e Luciana da Silva.

Outros assuntos
Os sindicalistas aproveitaram a ocasião para convocar os trabalhadores para as mobilizações em torno da Campanha Salarial 2022 e também orientar sobre o período de eleições e a necessidade do protagonismo sindical e trabalhista nas fileiras políticas.