Acordo na Joyson garante compensação de horas e salário integral

O Sindicato realizou assembleias nesta terça-feira (22) com os trabalhadores turnos da manhã, tarde e da noite da Joyson, com objetivo de garantir o salário integral dos trabalhadores enquanto durar a falta de insumos em razão da guerra Rússia-Ucrânia.

A falta de matéria prima já tem provocado a paralisação de alguns setores da empresa e muitos funcionários têm ficado em casa. Para que não haja abusos por conta de alguns líderes na empresa, o Sindicato vem negociando com a direção a fim de preservar a igualdade de tratamento para todos os trabalhadores e garantir o pagamento integral dos salários.

Os sindicalistas apresentaram um acordo de garantia temporária dos empregos por meio de compensação de horas.

O texto terá vigência de 12 meses. Caso a Joyson tenha uma retomada da produtividade durante a vigência do acordo, ele será suspenso automaticamente.

“É um tipo de assembleia que é difícil de se fazer, afinal, o período é extremamente complexo. São nesses momentos que o Sindicato reforça a atuação pela dignidade dos companheiros e das companheiras. Sabemos da escassez, por isso tratamos de garantir que os companheiros recebam seus salários integrais mesmo estando em casa. Sabendo que as horas serão compensadas quando a produção voltar à normalidade”, explicou o vice-presidente do Sindicato, José Carlos Cardoso (Mineiro), acompanhando dos diretores de base, Roberto de Souza (Betinho), Vera Cyrino e Clodoaldo Clavico (Gazeta).

Mineiro informou que o Sindicato irá acompanhar periodicamente a aplicação do acordo de compensação para evitar qualquer tipo de impasse. E pede que os trabalhadores ajudem o Sindicato a fiscalizar o cumprimento do acordo para que não haja abusos. Os diretores de base se colocaram à disposição dos trabalhadores para solucionar dúvidas.

Reivindicações
Durante a assembleia, os diretores de base aproveitaram para apresentar as reivindicações dos trabalhadores. Os companheiros e as companheiras da Joyson exigem melhorias no transporte fretado, que no entendimento do Sindicato está ultrapassado.

Maior atenção para a segurança no trabalho também foi uma das reivindicações dos trabalhadores. O Sindicato entende que segurança no trabalho deve ir além da teoria, tem que ser aplicada na prática de forma séria. É preciso agilidade nas manutenções e jamais colocar o fator produtividade acima dos riscos ao trabalhador.

Os trabalhadores que utilizam o cartão alimentação reivindicam que seja aplicado um reajuste, afinal, diversos itens básicos da cesta estão com o preço lá em cima.