Abertura da exposição “Força Metalúrgica: História de Luta” é marcada pela emoção

Foi oficialmente aberta na tarde de ontem (29) a exposição fotográfica “Força Metalúrgica: História de Luta”, no Museu do Metalúrgico. Mais de 20 painéis fotográficos retratam um pouco da história não só do Sindicato, mas também dos trabalhadores metalúrgicos.

Selecionadas a partir de um farto arquivo fotográfico do Sindicato e de contribuições de trabalhadores e empresas da região, a mostra registra cenas no interior das fábricas, manifestações nas ruas, passeatas, participação em movimentos nacionais, entre outros importantes momentos.

DSC_8110

A exposição reúne 20 fotografias de momentos históricos da luta sindical e trabalhista da nossa região

Vários aposentados metalúrgicos foram convidados para a inauguração, pois estavam retratados em diversos quadros. Foi o caso do senhor Sigesmundo Turchet, que aparece em uma foto diante de diversos virabrequins produzidos pela Sifco. “Não era um trabalho fácil, mas tenho muito orgulho de toda essa história”, conta ele.

José de Ancheita Soares, também presente na exposição, aparece em uma foto junto com um grupo de amigos, que exibem orgulhosos a finalização de uma peça. Já seu à‚ngelo Gutierrez Ruiz, está retratado dentro do setor de desenho de projetos da Sifco. “Sempre fui reconhecido pelo trabalho que realizei, não tenho do que reclamar pois éramos uma grande família naquela época.”

Rose Prado, diretora do Sindicato, fez a abertura oficial da mostra e agradeceu a contribuição de tantos companheiros durante esses 70 anos de história. “Foram muitas lutas, muitas conquistas. Uma história que precisa ser resgatada e valorizada”, comentou ela.

O diretor de patrimà´nio, Donizete Aparecido Pinto, presente no evento, disse que ações como essa, que preservam a história, são sempre bem vindas. “Parabenizo o Sindicato pela iniciativa”, afirmou ele.

A exposição fica no Museu do Metalúrgico até dezembro, de segunda a sexta-feira, das 8h à s 18h, com entrada franca.