Sindicato promove ações em mais uma Semana do Metalúrgico

O Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista vai comemorar seus 73 anos de atuação promovendo uma série de atividades em mais uma Semana do Metalúrgico, celebração que integra o Calendário Oficial da Prefeitura Municipal de Jundiaí desde 2015. As ações acontecerão entre os dias 27 de maio e 1º de junho.

Para Eliseu Silva Costa, presidente da entidade, a Semana do Metalúrgico é uma ocasião especial para relembrar e valorizar as grandes conquistas da categoria. “Estamos vivendo um período em que nós, metalúrgicos, devemos agir como vigilantes com o objetivo comum de defender tudo que conquistamos. Nada melhor como este momento para fazer uma reflexão, afinal, essa Semana é resultado de uma categoria norteada pelo trabalho e união”, explica ele, que também é presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo.

A Semana do Metalúrgico foi criada a partir de um Projeto de Lei apresentado pelo secretário-geral do Sindicato, Natanael Onofre Matias (Caé) à Câmara Municipal de Jundiaí. Em 2015, Caé atuou temporariamente por três semanas do Legislativo de Jundiaí. “Graças ao nosso empenho, em pouco tempo conseguimos dar voz ao trabalhador metalúrgico, que ao longo dos anos contribuiu, e ainda contribui, para o desenvolvimento econômico da cidade. Esta ação também contempla o nosso caráter de sindicato-cidadão, já que realizamos ações que contemplam a classe trabalhadora em geral”, comentou.

A abertura do evento irá priorizar a conscientização em torno da atual conjuntura política, social, econômica e trabalhista. Será no dia 27 (segunda-feira), às 19h, no auditório, com a palestra “Conflito Distributivo e a Reforma da Previdência” do cientista político Luis Fernando Vitagliano. Com ele, estará o corpo jurídico do Sindicato formado pelo Dr. Erazê Sutti e pela Dra. Areta da Camara.

Saúde e segurança são temas de alta relevância na Semana dos Metalúrgicos. E para prestar esclarecimentos sobre os temas, no dia 28 (terça-feira), às 19h, o auditório recebe a Dra. Márcia Pereira Dobarro Facci, do Cerest Jundiaí, além dos advogados do Sindicato, Dr. Erazê Sutti e pela Dra. Areta da Camara.

É preciso entender o passado para construir um futuro melhor. Sendo assim, os companheiros aposentados estarão conosco no dia 29 (quarta-feira), às 8h, na Sede, quando a velha guarda da metalurgia estará reunida para um delicioso café da manhã.

A Semana contará com outras atividades não só para a categoria metalúrgica, mas para toda a comunidade. Muita cultura, bem-estar e diversão irá contemplar este grande evento. No dia 30 (quinta-feira), às 19h, A Sessão Pipoca Especial exibe o drama biográfico “Zuzu Angel”, com Patrícia Pillar e Daniel de Oliveira.

O Museu do Metalúrgico, que está aberto ao público de segunda a sexta, das 8h às 18h, será visitado por estudantes da rede pública de ensino no dia 31 (sexta-feira).

Para encerrar com chave de ouro a Semana do Metalúrgico, um grande baile com a Banda Época, que acontece no sábado, dia 1º de junho, e marca oficialmente a comemoração dos 73 anos de histórias, lutas e conquistas do Sindicato. O serviço será do Buffet Ancona, que contará com um cardápio com opções de bebidas e porções. A novidade ficará por conta do Open Bar para drinks (três opções)

Todos os eventos são abertos ao público e gratuitos, com exceção do dia 1º, para o qual os convites estão à venda.

Confira a programação completa da Semana do Metalúrgico e participe:

SEGUNDA, 27/05,  19h – AUDITÓRIO:  “Sindicato é Luta” – Palestra “Conflito Distributivo e a Reforma da Previdência” com o cientista político Luis Fernando Vitagliano e os advogados Dr. Erazê Sutti e a Dra. Areta da Camara.

TERÇA, 28/05, 19h – AUDITÓRIO: “Sindicato é Segurança” – Palestra sobre Segurança e Saúde do Trabalhador, com a Dra. Márcia Pereira Dobarro Facci, do Cerest Jundiaí, e os advogados Dr. Erazê Sutti e a Dra. Areta da Camara.

QUARTA, 29/05, 8h – SEDE: “Sindicato é História” – Café da manhã aos metalúrgicos aposentados.

QUINTA, 30/05, 19h – CINEARTE/SEDE: “Sindicato é Cultura” – Sessão Pipoca Especial exibe o filme “Zuzu Angel”, com Patrícia Pillar e Daniel de Oliveira. (Classificação indicativa: 14 anos)

SEXTA, 31/05, 9h – MUSEU/SEDE: “Sindicato é Educação” – Visita de estudantes da rede de ensino ao Museu do Metalúrgico.

SEXTA, 31/05 – CLUBE DE CAMPO: “Sindicato é Lazer” – Pesca Noturna no Lago Grande, das 18h às 0h, no Clube de Campo. Valores: R$30 (sócios) e R$60 (não sócios).

SÁBADO, 1º/06, 22h – ESPAÇO M/CLUBE DE CAMPO: “Sindicato é Família” –  Baile de Aniversário de 73 anos do Sindicato (convites à venda), com a Banda Época.

Semana do Metalúrgico

De 27 de maio a 1º de junho

Locais das atividades: Sede central, Clube de Campo e Espaço M.