21 de Abril – Dia do Metalúrgico e de ideais de liberdade

O Feriado Nacional desta data é tradicionalmente comemorado como o Dia de Tiradentes, alferes da Inconfidência Mineira que lutou e pagou com a vida (1792) pelos ideais republicanos de independência do Brasil do domínio da coroa portuguesa. Tiradentes foi reconhecido como herói nacional após a Proclamação da República, em 1889.

No entanto, hoje também se comemora o Dia do Metalúrgico e, certamente, a data tem muitas referências com a luta e os ideais de liberdade dos trabalhadores em nossa história. Afinal de contas, organizados enquanto categoria profissional, os metalúrgicos no Brasil sempre estiveram à frente das reivindicações e conquistas da classe trabalhadora no país.

Passado, presente e futuro. Em todos os tempos nossas convicções de mobilização, luta, conquistas e melhores condições de vida não mudarão.

Parabéns a todos os Metalúrgicos do Brasil em nossa data. Parabéns por seu trabalho, por sua resistência e pela busca permanente por melhores dias que certamente virão!

Eliseu Silva Costa
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo