21 de abril, Dia do Metalúrgico A força do Sindicato nas lutas e conquistas da categoria

Neste dia 21 de abril, assim como no emblemático 1º de Maio, os metalúrgicos celebram não apenas seu trabalho árduo, mas também sua importância vital no desenvolvimento econômico local e nacional. É uma data que nos convida à reflexão sobre as batalhas enfrentadas e as vitórias conquistadas pela categoria.

Com uma base de mais de 25 mil trabalhadores em Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, o Sindicato dos Metalúrgicos é um exemplo nacional de gestão e atuação próximas às necessidades dos trabalhadores.

Sob a liderança de Eliseu Silva Costa, a entidade desempenha um papel fundamental em tempos de desafios e reconstrução para o Brasil.

Em meio a desafios jurídicos e sociais decorrentes da reforma trabalhista e suas trágicas consequências para os trabalhadores, a mobilização coletiva para preservar direitos conquistados é essencial, e os metalúrgicos têm sido pioneiros nesse movimento ao longo da história.

Eliseu destaca o compromisso da diretoria em proteger empregos e assegurar os ganhos da categoria, especialmente por meio da convenção coletiva. Além disso, o sindicato não só atua nas fábricas, mas também oferece estruturas de saúde, bem-estar e lazer, como a Sede Central e o Clube de Campo, que representam anos de esforço e luta.

Ao completar 78 anos de existência no próximo dia 28, o Sindicato reforça não apenas sua importância institucional, mas também o papel essencial de cada trabalhador em sua construção e manutenção. Eliseu ressalta que o sindicato não é apenas sua diretoria, mas sim cada indivíduo na base, e que sua estrutura é o resultado de anos de luta coletiva.

O presidente também enfatiza o compromisso com a comunidade e os valores de um “Sindicato Cidadão”, que promove iniciativas de valorização social ao lado dos trabalhadores.

Além de sua atuação como presidente do Sindicato, Eliseu é também presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, cujo papel é crucial nas negociações salariais e sociais em âmbito estadual.

Num momento em que o Brasil enfrenta desafios de se reorganizar para crescer, os metalúrgicos continuam ativos, contribuindo para o progresso pessoal, familiar e coletivo.

“Em nome de toda a diretoria do Sindicato, parabenizo a todos os metalúrgicos pelo trabalho árduo que impulsiona o país para frente. Parabéns e obrigado por seu incansável esforço!”

FOTO: Pixabay