Sindicato faz nova assembleia informativa na Dexco

Na sexta-feira, dia 16, uma nova assembleia foi realizada pelo Sindicato para os trabalhadores da Dexco, a fim de discutir os recentes desenvolvimentos nas negociações salariais para o ano de 2023/2024 com a administração da empresa.

Esta assembleia teve como objetivo conscientizar os trabalhadores sobre o atual estágio das negociações e discutir os próximos passos a serem tomados.

Após várias rodadas de negociações com a direção da Dexco, é possível afirmar que houve avanços em relação a proposta inicial, mas ainda longe da expectativa.

O impasse ainda acontece em alguns pontos, como a divisão do aumento salarial que a empresa já comunicou aos empregados que irá aplicar no mês de fevereiro independente de acordo.

O Sindicato coloca vários pontos divergentes, mais dois pontos são cruciais como impedimento para acordo:

1)a divisão de aumento salarial diferente do teto das demais metalúrgicas da região e

2) a redução do percentual do adicional noturno, que é um direito adquirido pelos trabalhadores através de lutas lá no passado.

“Não temos o direito de vender essas conquistas, isso devido ao legado deixado por esses heróis, que hoje nos permite desfrutar dessas conquistas, e que muitos dos mais jovens usufruem delas hoje sem saber a árdua luta que foi para conquistar”, disse o diretor Luís Carlos de Oliveira.

O sindicato está empenhado em garantir não apenas um reajuste salarial justo para todos os trabalhadores, mas também em preservar os direitos já conquistados, como o adicional noturno de 35%, uma vez que a empresa tenta a todo custo baixar para 20% . Outros benefícios também estão na pauta.

Entre os dias 15 e 16 de fevereiro a empresa vendo o impasse e a determinação do sindicato em garantir os direitos dos trabalhadores realizou reuniões internas afirmando que concederá o aumento salarial e o abono para todos na folha de pagamento de fevereiro como medida para acalmar os trabalhadores e tentar conter uma medida mais enérgica por parte do sindicato.

Embora tenham sido observadas algumas melhorias em determinados aspectos, a proposta atual da empresa ainda não contempla as demandas mínimas necessárias para ser aceita pelo Sindicato.

Os diretores do Sindicato informaram que não aceitarão negociar perdas de direitos conquistados e continuarão na luta por eles.

Participaram da assembleia os diretores Rose Prado, Willian Pereira Reis, Luís Carlos de Oliveira (Lú), Leandro Cesar Viana Reis e Luciana Santos Rocha da Silva.

FOTOS: Sindicatometal

Leandro Reis