DIRETORIA

A atual diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo foi eleita em agosto de 2020, e tomou posse em 17 de dezembro de 2020.

Sua Diretoria Executiva é formada por sete membros, incluindo o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, e o vice-presidente, José Carlos Cardoso (Mineiro). Há também sete suplentes desta instância gestora.

O Conselho Fiscal é integrado por três diretores, além de três suplentes.

Já o Conselho Consultivo conta com sete diretores efetivos e outros seis suplentes.

O Sindicato conta ainda com um delegado representante à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEDMETALSP) e dois suplentes.

Todos os diretores do Sindicato são atuantes na defesa dos direitos dos trabalhadores metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, seja na gestão da entidade, como é o caso dos integrantes da Diretoria Executiva, seja no atendimento direto aos trabalhadores, feito pelos demais dirigentes sindicais, que trabalham como diretores de base, no chão de fábrica.

 

 

DIRETORIA EXECUTIVA

Eliseu Silva Costa
Presidente

Nasceu em 1959, na Vila Palma, em Jundiaí. Começou a trabalhar aos 13 anos como office-boy na Cica. Em 1975, foi contratado pela empresa Oscar. Depois, entrou na Morando e, a seguir, foi trabalhar na Sifco, onde está até hoje. Em 1983, fez parte da chapa de oposição, encabeçada por Vanderlei Massagardi, que foi derrotada. Em 1986, a chapa de oposição venceu, e Eliseu ocupou o cargo de secretário-geral. Na eleição seguinte, em 1989, encabeçou a chapa vencedora como presidente. Em 2009, foi eleito para a diretoria financeira da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (FEDMETALSP). Em 2017, assumiu a presidência da FEDMETALSP. É casado com Ana Célia e tem uma filha, Tatiane.


José Carlos Gomes Cardoso (Mineirinho)
Vice-Presidente


Nasceu em Teófilo Otoni (MG), em 1966, e, aos 20 anos, mudou-se para Várzea Paulista. Passou por várias empresas, como Bromaco, Aerovento e CBC, onde permanece até hoje. Em 1989, liderou uma greve na CBC e, no ano seguinte, fez parte da diretoria eleita do Sindicato. Foi suplente de vereador em Várzea. É casado com Lucilene e tem dois filhos, Daniela e Lucas.

Natanael Onofre Matias (Caé)
Secretário Geral

Nasceu em 1962, em Borda da Mata (MG), e veio para Jundiaí com 14 anos, indo trabalhar na Pozzani. Em 1985 conseguiu trabalho na Sifco, onde permanece até hoje. Caé foi técnico de diversos times do futebol amador e sempre frequentou a comunidade de jovens da igreja católica. Em 1992, passou a fazer parte da diretoria. Ele tem participação ativa na política partidária do município. Em 2015, quando assumiu temporariamente o cargo de vereador na Câmara Municipal de Jundiaí, teve três projetos-de-lei aprovados. É casado com Elisa e tem um filho, Gustavo.

Wilson Ribeiro da Silva (Med)
1º Secretário


Nasceu em Jundiaí, em 1976. Aos 14 anos, foi estudar no Senai, pela Krupp (atual Thyssenkrupp), empresa na qual permanece até hoje. Foi presidente da Sociedade Amigos do Jardim do Lírio, em Jundiaí, por três vezes, além de ter sido cipeiro na empresa e representante de classe na faculdade. É eletricista de manutenção formado no Senai, técnico em eletrônica pelo Colégio Divino Salvador, engenheiro eletricista com ênfase em eletrônica pela Unip e pós-graduado em Economia pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). Tem uma filha, Mariana.

Wellington José Matias de Oliveira (Ceará)

2º Secretário

Nasceu em Fortaleza (CE), em 1969, e, com 7 anos, mudou-se com os pais para Cajamar, onde morou por 12 anos. Aos 20 anos, passou a morar em Jundiaí. Em 1986, aos 17 anos, conseguiu seu primeiro emprego como desenhista copista, na empresa Plásticos Anhanguera. Tem passagens pelas empresas Petri Jundiaí, Mauser (Pirituba), Expandra (Itupeva) e Plascar (Jundiaí). Em 2000, começou a trabalhar na Krupp (atual Thyssenkrupp), onde foi cipeiro. Entrou para a diretoria do Sindicato em 2004. Foi praticante de Taekwondo. É formado em Administração de Recursos Humanos e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela UNIP. Tem dois filhos, Wallace e Willard.

Luís Carlos de Oliveira (Lú)
1º Tesoureiro

Nasceu em São Roque (SP), em 1973, mudou-se com a família para Jundiaí no ano seguinte, indo morar na Vila Esperança. Em 1988 iniciou o curso de Ajustador Mecânico no SENAI e ainda no primeiro termo foi convidado a ser aprendiz pela SIFCO (atual Dana) onde tem vínculo de emprego até hoje. Em 2000, se tornou diretor de base do Sindicato e, em 2005 foi para a Diretoria Executiva. É formado em Direito, inscrito nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cientista do Trabalho formado pela Faculdade de Ciências do Trabalho do DIEESE e pós-graduando em Filosofia e Autoconhecimento pela PUCRS. É casado com Miriam, pai de Isabelle e Maria Clara e avô de Heitor. 


Rose Prado
2ª Tesoureira

Nasceu em 1962, em Jundiaí. Começou a trabalhar aos 16 anos e passou por várias funções em empresas como Vulcabrás e Hospital e Maternidade Jundiaí. Em 1991, entrou na Deca Metais, onde permanece até hoje. Em 2000, ajudou a montar o time de vôlei feminino das metalúrgicas, que disputaram torneios municipais e regionais. Em 2004, foi a primeira mulher a entrar na diretoria de base do Sindicato e, em 2012, se tornou a primeira mulher na Diretoria Executiva. tendo sido vice-presidente na gestão anterior. Em 2020, assumiu o cargo de Vice-Presidente da IndustriAll Brasil. Rose é formada em Educação Física (bacharel) e está cursando pós-graduação em Serviço Social. No Sindicato, cuida das áreas de esporte, cultura e eventos com as mulheres. É casada e tem dois filhos, Juliano e Renan.

DIRETORIA DE BASE


SUPLENTES DIRETORIA EXECUTIVA

Ricardo Zanini

Nasceu em Jundiaí, em 1983. Estudou na escola Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, onde concluiu o ensino médio. Fez vários cursos voltados à área da metalurgia como, CNC, desenho e metrologia, entre outros. Atuou como jogador de futebol de salão, representando vários clubes de Jundiaí e também pelo Caldense, de Poços de Caldas. Em 2005 entrou na ThyssenKrupp, onde permanece até hoje. É casado com Ellen Zanini e tem dois filhos: Ruan e Bernardo. 

André Rubens da Silva

Nasceu em Jundiaí, em 1981. Seu primeiro e único emprego é na Neumayer-Tekfor, onde entrou em 1996. Em 2004, passou a integrar a diretoria do Sindicato. Estudou na Faculdade Professor Luiz Rosa, onde faz graduação em gestão de recursos humanos. 

Leandro Cesar Viana Reis

Nasceu em Jundiaí, no Jardim Danúbio. Trabalhou em posto de gasolina, cerâmica e empresa de ônibus antes de entrar na CBA como operador de empilhadeira. Desde 2006 está na Foxconn II, onde foi cipeiro. Por seu trabalho, passou a fazer parte da diretoria do Sindicato. É casado e tem três filhos. 

Francisco de Assis Caldas Pereira (em memória)

Nasceu em Milagres (CE), em 1982. Veio para Várzea Paulista aos 12 anos. Com 13 anos começou a trabalhar em um açougue, onde permaneceu por 5 anos, em seguida trabalhou na empresa Stéfano & Tondo. Aos 22 anos começou a trabalhar na transportadora Steck Louveira. Se formou na escola Senai, onde fez vários cursos. Em 2003 entrou como forjador na Sifco, onde ficou até 2008. Em 2011 começou a trabalhar na Siemens, onde foi cipeiro.

Francisco faleceu em 26 de junho de 2021, vítima de complicações em decorrência da Covid-19. Casado com Rosely, deixou dois filhos: Eduardo e Ricardo. 

Marcos Antônio Pereira (Marcão)

Nasceu em 1970, em Jundiaí. Começou a trabalhar aos 14 anos em um posto de combustíveis. Em 1989, entrou na empresa Continental, onde permanece. Foi cipeiro e tem pós-graduação em Administração e curso de logística. Entrou para o Sindicato em 2004. Casado com Aparecida, tem dois filhos: Suelen e Ryan. 

Willian Pereira Reis

Nasceu em Campo Limpo Paulista, em 1979. Iniciou no mercado de trabalho aos 12 anos como office-boy. Concluiu o ensino médio na escola Conde do Parnaíba. Trabalhou nas empresas Astra, Adoro e Deca, onde permanece até hoje, atuando na área de usinagem, preparação, programação e operação de torno CNC. É casado com Cláudia e tem duas filhas: Stephany e Ashley. 

CONSELHO FISCAL

Donizete Aparecido Ignácio (Danone)

Nasceu em Várzea Paulista, em 1965. Seu primeiro emprego foi aos 16 anos, na antiga Dodi. Trabalhou na Vulcabrás e Teves e, em 1990, foi contratado pela Sifco, onde permanece até os dias atuais. Sempre participou das ações sindicais e, em 2004, entrou para direção da entidade. É casado com Eva e tem um filho, Fabrício. 

Luciano Mendes Teodoro (Batatinha)

Nasceu em Arapongas (PR) e, em 1979, com dois anos, mudou-se para Campo Limpo Paulista, onde cresceu e estudou. Trabalhou como terceiro na Krupp e, depois, entrou na Siemens, ao final de 2006, quando se associou ao Sindicato. Por sua participação nas atividades da categoria, foi eleito para a direção do Sindicato. É casado com Raquel e tem dois filhos, Pedro Henrique e João Pedro. 

Admilson do Carmo Batagin


Natural de Jundiaí, nascido em 1972. Aos 13 anos começou a trabalhar na loja de móveis antigos e usados, de seu pai, no bairro da Ponte São João. Com 14 anos, estudou no Senai onde fez o curso de ajustador mecânico, começando a trabalhar na empresa P.A.B., onde ficou por anos oito anos como retificador. Fez vários cursos no Senai, entre eles, desenho mecânico, controle de medidas, eletricista residencial. Também fez técnico em Publicidade no Colégio Prof. Luís Rosa e fez cursos de informática. Entrou na ThyssenKrupp em 1996, onde está até hoje. É casado com Márcia e tem duas filhas: Isabella e Thalia. 

SUPLENTES DO CONSELHO FISCAL

Admilson Gomes do Nascimento (Negão)

Nasceu em Umuarama (PR), em 1969. Estudou no Sesi e entrou na ThyssenKrupp em 1995, onde permanece até hoje. Por 15 anos treinou kick boxing. É casado com Célia e tem um filho chamado Rodrigo. 

Noel de Souza Rezende (em memória)

Natural de Icaraima (PR), mudou-se para Jundiaí aos 9 anos, em 1979. Estudou na EEPG Prof ª. Glória Silva Rocha Genovese, na Agapeama, onde concluiu o Ensino Médio. Começou a trabalhar aos 14 anos na Guardinha de Jundiaí e depois passou por indústrias das áreas de alimentação, papel e plástico. Na metalurgia, trabalhou na Sifco, Siemens e atualmente está na Neumayer Tekfor. Fez diversos cursos e sempre esteve envolvido com esportes e recreação nos locais de trabalho. Desenvolvia um projeto social sobre dependência química atuando na Pastoral da Sobriedade. Foi coordenador dessa Pastoral na Diocese de Jundiaí e no Estado de São Paulo.

Noel faleceu em 25 de dezembro de 2021. Casado com Maria Inês, deixou três filhos: Glauco, Nathane e Rodrigo. 

Emerson Luiz Machado (Macarrão)

Nasceu em Jundiaí, em 13/05/1976, em seguida mudou-se para Campo Limpo Paulista onde reside até hoje. Entrou para o SENAI de Jundiaí em 1991 pela empresa Thyssenkrupp na área de mecânica geral, terminando uma complementação do curso no SENAI de Campo Limpo Paulista. Depois iniciou o trabalho na empresa Thyssenkrupp onde permanece desde então. Também foi diretor e vice-presidente da ADCTK da Thyssenkrupp. 

CONSELHO CONSULTIVO

Valmir José Baldibia (Juruna)

Nasceu em Várzea Paulista, em 1963. Em 1979, foi para o Senai, pela Krupp, e, em 1984, entrou na KSB, onde está atualmente. Sempre participou do movimento sindical e, em 1996, passou a integrar a diretoria do Sindicato. Casado com Maria Inês, tem dois filhos, Jean e Vitória. 

Claudinei Cestarolli (Nei)

Nasceu em Jundiaí, em 1967. Foi para o Senai, pela Cica, em 1982. Depois, trabalhou na Ferramentaria Jordanésia e, em 1989, entrou na Sifco. Sempre participou do movimento sindical, e entrou para a diretoria do Sindicato em 2008. Tem uma união estável com Elisabeth e dois filhos: Laura e Gustavo. 

Roberto de Souza (Coxinha)

Nasceu Faxinal (PR), em 1974. Veio para Jundiaí aos 5 anos e concluiu seus estudos no colégio Opção. Iniciou sua trajetória profissional na empresa Marathon Materiais Esportivos em 1989. Passou ainda pela metalúrgica Realeza e pela indústria têxtil Fantex. Em 1996 começou a trabalhar na empresa ThyssenKrupp, onde permanece até hoje. É casado com Valéria Elidio e tem três filhos: Larissa, João Victor e Pedro Augusto. 

Ronaldo de Marchi


Nasceu em Jundiaí, em 1986. Cresceu nas imediações do bairro Jardim Pacaembu e atualmente reside em Várzea Paulista. Iniciou suas atividades profissionais aos 16 anos e em 2007 ingressou na empresa Sifco, onde permaneceu por 7 anos. Atualmente é colaborador da empresa Foxconn. Participa da comunidade Santa Terezinha, da Vila Cristo, em Várzea Paulista. Foi técnico de futebol nos torneios entre fábricas, pela Foxconn. É casado com Bárbara, tem duas filhas, Helena e Alice, e duas enteadas: Isabelle e Giovanna. 

Marcos Carvalho Eugênio

Nasceu em Bonsucesso (PR) e foi morar na Vila Esperança, em Jundiaí, aos 6 anos, mudando-se posteriormente para Várzea. Trabalhou em lavagem de veículos, no comércio, na Frangodoro e na Cerâmica Rocca, antes de entrar na Continental, em 2006. Lá, destacou-se ao encaminhar as questões dos trabalhadores e, em 2012, entrou para a diretoria do Sindicato. É casado com Elizete e tem uma filha, Brenda. 

Leonice Maria da Silva (Leo)

Nasceu em Água Preta (PE) e passou a morar em Várzea Paulista em 2006. Depois de trabalhar em telemarketing e na Avon, em Cabreúva, entrou na Compalead, em 2011. Em 2012, foi eleita para a direção do Sindicato. Mora em Várzea e tem uma filha, Gleicyanne. 

Andréa Ferreira Barbosa

Nasceu em Jundiaí, em 1980. Já trabalhou como babá e em telemarketing, e passou pela Ferro Aço, Supermercado Extra e Ramep. Em 2006, entrou na Foxconn, onde permanece. Faz parte da diretoria do Sindicato desde 2008. Concluiu o curso de Eventos, na Ceunsp, em Salto-SP, em 2011. 

SUPLENTES DO CONSELHO CONSULTIVO

Aluísio Norberto Ribeiro


Nasceu em Campo Limpo Paulista, em 1985, e sempre residiu em Várzea Paulista. Trabalhou nas empresas, WCA, Revestpo e Brasmolde. Em 2007 foi contratado pela Sifco (atual Dana), onde trabalha até hoje. Formou-se no curso de Mecatrônica, na Escola Santos Dumont, em 2020.  Tem um filho, Arthur. 

Rosemilda de Araújo Pereira

Natural de Arapiraca-AL, nascida em 1976. Começou a trabalhar aos 16 anos, em uma fábrica de doces. Passou a morar em Várzea Paulista em 1997. Trabalhou como supervisora de vendas da Nawts Life Produtos Naturais, em Barueri-SP, até 2001, e como foi auxiliar de produção na Bignard LTDA, em Jundiaí, até 2007. Foi admitida pela Foxconn em 2008, onde permanece até hoje e exerce a função de Líder Técnica de Qualidade. Formou-se no Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade, pela UNIP, em 2019. Tem três filhos, Anne Kerolyne, Kellyanne e Khristopher. 

Emerson de Lima Ribeiro

Nascido em São Paulo-SP, em 1974, veio para Jundiaí em 1978. Aos 14 anos, trabalhou como office boy em um escritório imobiliário. Em 1997, foi contratado pela Petri S/A. Em 2002, entrou na Thyssenkrupp. Formou-se no curso de Programação e Operação de Torno CNC, no SENAI, EM 2004. Em 2011, foi contratado pela Sifco (atual Dana), onde permanece até hoje. É casado com Mariane e tem uma filha, Yasmin. 

Fernando Antônio de Moraes (Mortadela)

Natural de Jundiaí, nascido em 1979. Foi contratado pela Criogen LTDA, em 2000, onde atuou como auxiliar de caldeireiro. E ajustador mecânico formado pelo Senai e desde 2001 trabalha na KSB. É casado com Eliana e tem dois filhos: Lorena e Anthony.


Vera Maria Cyrino

Natural de Jundiaí, nasceu em 1978. Em 2004, entrou na Takata (atual Joyson), onde permanece até hoje. Concluiu em 2014 o curso de Tecnólogo em Tecnologia da Informação, na escola Estácio Uniseb. É noiva de Danilo e tem uma filha, Beatriz. 


Luciana Santos Rocha da Silva

Natural de Campo Limpo Paulista, nasceu em 1983. Em 2000, iniciou profissional carreira no comércio. Em 2004, foi contratada pela Bic Graphic, onde atuou até 2009. No mesmo ano, iniciou carreira na metalúrgica. Trabalhou na Compalead até 2010 e em 2012 foi contratada pela Foxconn, onde permanece. Em 2012 concluiu o curso de Técnico em Eletrônica, na escola Duque de Caxias, e em 2020 concluiu o curso superior de Gestão da Qualidade. É casada com Juliano e tem dois filhos, Gabriel e Caio.  

DELEGADOS JUNTO À FEDERAÇÃO

Lázaro Roberto da Silva (Betão)

Nasceu em Jundiaí, em 1974. Aos 15 anos, começou a trabalhar na guardinha e, depois, foi auxiliar de escritório na Colônia. Trabalhou na Corticeira Paulista e na Plastamp, seguindo para a CBC, onde permanece. É diretor do Sindicato desde 2008. Casado com Graziela, tem duas filhas, Júlia e Pietra. 

Roberto Pereira de Souza (Betinho)

Nasceu em 1965, em Mirassolândia (SP) e desde os 12 anos trabalhou na roça. Em 1983, mudou-se para Jundiaí e foi trabalhar no Supermercado Russi. Três anos depois, foi para a Caldemar e, em 1987, trabalhou na Lord e, no ano seguinte, passou para a Craw-Corn. Em 1989, entrou na Takata Petri, e lá continua. Depois de se destacar como uma das lideranças na empresa, entrou para a diretoria do Sindicato em 2004. Em 2019, formou-se em Logística na Escola Uninter. É casado com Maria Inês, tem uma filha, Amanda, e uma neta, Cecília. 

SUPLENTES DE DELEGADOS DA FEDERAÇÃO

Clodoaldo dos Santos Clavico (Gazeta)

Nasceu em 1980, em Jundiaí, e sempre residiu em Várzea Paulista. Em 2000, foi contratado pela Advance. Em 2006, passou a trabalhar na Joyson (antiga Takata), onde permanece até hoje. Atualmente, está cursando Educação Física. É casado e tem cinco filhos. 


Maria Aparecida Alves (Cida)

Natural de Osasco-SP, nascida em 1978. Trabalhou na Indebras de 1996 a 2003. Foi contratada pela Proturbo em 2005. Trabalhou na Borzan de 2008 a 2010 e no ano seguinte retornou à Proturbo, onde atua até o momento. Formou-se em Logística em 2014. Tem uma filha, Ana Sophia.