Volkswagen dá férias coletivas a 250 empregados da fábrica de Taubaté

A direção da fábrica da Volkswagen em Taubaté, no interior de São Paulo, concedeu férias coletivas de 20 dias a 250 funcionários a partir da segunda-feira (dia 23). Além das férias, a empresa suspendeu, por tempo indeterminado, a produção no terceiro turno na unidade.

De acordo com informações da montadora, o objetivo é ajustar a produção à  demanda de mercado.  O acordo mantém os direitos dos trabalhadores e a garantia de que não haverá demissões, informou o  Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região.
Segundo o sindicato, as férias coletivas já estavam negociadas entre o sindicato e a montadora. A extinção do terceiro turno também havia sido acordada, já que a produção da montadora caiu de 1,3 mil unidades por dia para 850.

Ford
Em São Bernardo do Campo, a Ford colocou 424 funcionários em banco de horas por tempo indeterminado. De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a medida ocorreu por causa da redução na produção, que passou de 17 caminhões/hora para 14 e de 55 carros/hora para 44.

A medida será mantida até que a produção retorne à  normalidade. Representantes do sindicato acrescentaram que acompanham o procedimento, considerado normal e já acertado como ação para momentos como o atual.

Por meio de nota, a Ford informou que a medida foi implantada para adequação do volume de produção à  realidade do mercado,

Greve na GM

Funcionários da General Motors (GM) em São José dos Campos (SP) seguem em greve. A paralisação começou na sexta-feira (20), em protesto contra a ameaça de demissão de 800 funcionários na planta local. Os trabalhadores permanecem dentro da fábrica, mas sem produzir.

*Com informações da Agência Brasil
Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí