Usiminas rejeita proposta do Ministério Público e desembargadora

Na última terça-feira (30), Sindicato e cerca de 40 trabalhadores demitidos da Usiminas estiveram no Tribunal Regional do Trabalho da 15 ª Região, em Campinas.

A audiência, que também contou com a presença de representantes da empresa, réus no processo, e teve como objetivo uma tentativa de acordo sobre as pautas colocadas pelo Sindicato para garantir a integridade dos mais de cem trabalhadores demitidos em massa.

A proposta colocada na mesa pela Justiça e pelo membro do Ministério do Público do Trabalho, que consiste em garantir extensão de benefícios como plano de saúde e cesta básica, além da negociação de uma rescisão compensatória aos trabalhadores pelo tempo de empresa.

A proposta de acordo também agradou os colaboradores presentes, mas a empresa rejeitou, demonstrando total intransigência e falta de sensibilidade.

DSC_5579 (785) PáGINA SITE

A proposta colocada pelo Sindicato teve aceitação dos trabalhadores

Luis Carlos de Oliveira, diretor do Sindicato, criticou o descaso e a falta de consideração da Usiminas para com os trabalhadores demitidos.

“Nós não estamos tratando de um simples caso de demissão, mas de demissões em massa, um assunto merece mais atenção, uma vez que o impacto social causado é devastador. Além disso, a nossa constituição exige negociação prévia com o Sindicato, o que não ocorreu. Sem contar a violação do princípio social da empresa, por isso, lutaremos até o fim para garantir os direitos dos trabalhadores”.

Após a impossibilidade de qualquer acordo no processo, agora a ação prosseguirá para o parecer do membro do Ministério Público do Trabalho antes de ser julgado pelo Tribunal

Aà‡à•ES DOS TRABALHADORES

Após as demissões em massa que a empresa realizou no dia 12 de maio, o Sindicato ao lado dos trabalhadores realizou diversas ações, entre elas um manifesto em frente a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA), a fim de pressionar a empresa.

Sem êxito nas negociaçãoes, o Sindicato ingressou com ação coletiva no Tribunal.