Uma nova atuação para novos tempos

MARÇO, 2019 – Estamos vivendo um momento de transições em todas as esferas, desde 2016. Tivemos a nova lei trabalhista, que quanto mais o Governo aprofunda, mais o trabalhador é ameaçado. Agora, temos a reforma da Previdência, que sabemos muito bem que precisa de uma definição, mas não da forma como está sendo imposta. É preciso transparência e, principalmente, participação massiva de movimentos sindicais e sociais.

Neste período de transição, os trabalhos não param. Além de pressionar ainda mais nas ações como agente fiscalizador nas portas de fábrica, o nosso Sindicato está alinhado à Federação dos Metalúrgicos de São Paulo (FEDMETALSP) e outros 52 sindicatos para criar novas alternativas de atuação.

A palavra de ordem é uma só: união.  Em reunião realizada na FEDMETALSP, debatemos a conjuntura, analisamos nossos acertos – que foram muitos -, o nosso protagonismo e, claro, fizemos uma autocrítica, pois acreditamos que é reconhecendo nossos equívocos que poderemos obter o progresso.

Sabendo dos obstáculos que enfrentaremos, entendemos que as melhores ferramentas dos trabalhadores são a informação e a mobilização construída a partir da tomada do pensamento coletivo. Devemos lembrar que tudo que nós conquistamos até hoje foi com base na luta coletiva. A construção do nosso Sindicato foi assim.

Com o objetivo de informar e conscientizar os trabalhadores, em breve, iremos distribuir a cartilha “Entenda a Importância do Sindicato na sua Vida e da sua Família”, com informações importantes sobre os nossos direitos e conquistas.

Retomemos o pensamento coletivo e façamos um novo sindicalismo.

Eliseu Silva Costa

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí