Trabalhadores da Sifco e Sindicato bloqueiam portarias para impedir saída de carga

Na tarde de quinta-feira (24), trabalhadores da Sifco e diretores do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo bloquearam as portarias 1 e 3 da empresa para impedir que os caminhões da empresa Dana retirassem material produzido pelos funcionários. Cerca de 600 trabalhadores ficaram de braços cruzados em sinal de protesto.

A Dana briga na Justiça com a Sifco para retirar o material usinado pelos funcionários. Porém a Sifco, com apoio do Sindicato, impede que os caminhões da empresa saiam de lá carregados com o pedido em virtude da possibilidade do não pagamento pelo serviço prestado.

“Se a Dana não pagar, quem vai arcar com isso? O trabalhador não pode ficar sem salário. Estamos aqui para lutar por eles”, afirmou o diretor do Sindicato, Natanael Onofre Matias (Cáe).

Durante a tarde, ele, o presidente do Sindicato Eliseu Silva Costa, e os diretores Evandro Oliveira Santos e Luís Carlos de Oliveira (Lu), além de outros diretores de base conduziram uma manifestação  na porta da fábrica, junto com os trabalhadores.

No início da noite, advogados da empresa Dana e representantes da Justiça fizeram uma reunião com a direção da Sifco onde ficou estabelecido que a Dana fará o pagamento das peças produzidas e os caminhões serão liberados na próxima segunda-feira (28).

Na manhã desta sexta-feira (25) as negociações prosseguiram.  Sindicato, representantes da Sifco e da Dana fizeram uma nova reunião para formalizar o acordo do pagamento, bem como da saída dos caminhões.

“Nossa luta agora é garantir judicialmente que esse dinheiro seja destinado ao pagamento de salários dos trabalhadores. Continuaremos acompanhando o andamento desse caso”, garantiu Caé.

Para o presidente do Sindicato, a mobilização foi necessária. “O que não pode acontecer é mais um descaso com os trabalhadores dessa empresa, que também já aguardam há três meses um parecer da Justiça sobre o processo de recuperação judicial”, enfatizou Eliseu Silva Costa.

cae-sifco

mineiro-sifico