Assembleia na BBosch aprova reajuste salarial

Por causa do insucesso nas negociações do Grupo 10 durante a Campanha Salarial 2016, os trabalhadores da BBosch, em Jundiaí, votaram pela adesão da empresa à s diretrizes negociadas pelo Grupo Patronal 3 com pequenas mudanças na forma de aplicação. O acordo foi pautado em assembleia realizada na empresa, na tarde desta quinta-feira (19).

Segundo a vice presidente do Sindicato, Rose Prado, o fato do Grupo 10 não fechar um acordo fez com que a negociação salarial fosse elaborada de forma direta com a empresa. “As negociações diretas começaram em dezembro. Primeira proposta apresentada pela empresa, no nosso ponto de vista, não era vantajosa pois estava muito abaixo do que havia sido apresentado por outros grupos patronais”, explicou.

Luis Carlos de Oliveira, dirigente sindical da entidade, explica que, no momento em que um grupo patronal não negocia, a ação é transferida para a Justiça. “Se durante as negociações à  mesa não for apresentado um percentual aos trabalhadores, a justiça exige que o sindicato e o patrão entrem com uma ação coletiva para poder deixar que a justiça decida. Isso leva tempo, e o trabalhador não pode esperar”.