Sulzer: Sindicato e trabalhadores garantem avanços em reivindicações

A mobilização trabalhista fez a diferença na Sulzer, em Jundiaí. A multinacional atendeu as reivindicações elaboradas pelos trabalhadores e pelo Sindicato, documentadas em dezembro passado. Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (26), os trabalhadores da Sulzer aprovaram a correção do vale alimentação e da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Após meses de mobilizações e negociações, o vale alimentação foi corrigido de acordo com as datas-base seguintes até 2018. O reajuste será aplicado em 1º de julho.

Houve mudanças nas diretrizes da PLR. Com apoio íntegro da comissão de negociação, formada por trabalhadores, o Sindicato reivindicou correções nas metas para que fossem adequadas a realidade produtiva da empresa. Ficou definido que o montante será pago em duas parcelas.

Além dos avanços nas reivindicações centrais, outro ponto que foi atendido envolve a qualidade do oferecimento da refeição. Para avaliar o serviço de cozinha, será formada uma comissão de trabalhadores que deverá apresentar os pontos nos quais podem haver melhorias.

“Demos um passo significativo, mas a luta aqui na Sulzer continua. Continuaremos atuando na empresa para que no próximo ano possamos avançar ainda mais tanto no vale alimentação quanto na PLR. Potencial nós temos, pois os trabalhadores deram um grande exemplo de conscientização ao participar das nossas ações do lado de fora da empresa. Alcançamos um resultado positivo por conta disso”, disse o diretor sindical Luis Carlos de Oliveira (Lú), ao lado da vice presidente do Sindicato, Rose Prado e do diretor sindical, Leandro Reis.