Sulzer: ato de conscientização apresenta resoluções de impasses

Na manhã desta sexta-feira (23), o Sindicato realizou um ato de conscientização com os trabalhadores da Sulzer, em Jundiaí. Os sindicalistas apresentaram as últimas ações realizadas pela entidade sindical envolvendo companheiros da empresa e alertaram os trabalhadores sobre as ameaças aos direitos conquistados e ao modo de organização da categoria.

Nos últimos anos, a gestão da Sulzer vinha apresentando uma série de impasses que afetaram diretamente um pequeno grupo de trabalhadores. O diretor sindical, Luis Carlos de Oliveira (Lú), explicou que após notificações elaboradas pelo Sindicato, que foram enviadas para o Ministério do Trabalho e aos representantes internacionais da empresa, foi possível corrigir os transtornos. “Tivemos problemas com um candidato ao cargo da CIPA, um trabalhador que, para nós, era portador de estabilidade e a dispensa de um companheiro com doença ocupacional. Por conta do momento que a empresa atravessava, tivemos que agir de forma burocrática por meio das notificações. Após isso, foi possível dialogar com a empresa e dar os devidos encaminhamentos. Felizmente, conseguimos garantir a integridade desses companheiros”.

Lú também informou que recebeu reclamações relacionadas à  alimentação oferecida no refeitório. “Não tivemos reclamações envolvendo o cardápio, e sim ao modo de preparo. à‰ necessário que a empresa fique atenta com isso, a alimentação do trabalhador é sagrada, precisa ser preparada com os devidos cuidados e servida com qualidade”. disse.

Ao lado da vice presidente do Sindicato, Rose Prado, o presidente da entidade, Eliseu Silva Costa, fez um breve balanço sobre o atual cenário trabalhista e a atuação sindical. “Temos que ficar atentos, estamos em ano de eleições e devemos votar em quem realmente nos represente. Tivemos a aprovação de uma reforma trabalhista que não foi debatida com a população, foi aprovada por deputados colocados lá por nós, mas que não nos representam de fato. Felizmente, graças ao empenho dos trabalhadores e das centrais sindicais, conseguimos garantir os direitos por meio da Convenção Coletiva de Trabalho. Mesmo assim, não devemos nos acomodar, em breve voltaremos a negociar com os sindicatos patronais. à‰ preciso que estejamos firmes para continuar garantindo a nossa integridade”, finalizou.