Só com muita luta os trabalhadores conseguiram seus direitos

A história do Sindicato dos Metalúrgicos é marcada por muitas lutas e incontáveis conquistas. Direitos dos trabalhadores que hoje parecem básicos como salário mínimo, jornada de oito horas, repouso semanal e férias remuneradas, foram resultado de muitas assembleias, greves e, o mais importante, da união dos trabalhadores.

Em 1987, uma greve de seis dias na Thyssenkrupp conseguiu um aumento de 45,19%.

Greve na Thyssenkrupp

Nos anos 90, os trabalhadores da Tusa I e Tusa II (Siemens) fizeram a maior greve da região: 33 dias parados contra a redução salarial da época do Plano Collor.

Trabalhadores da Tusa I e II

Em 2015, os trabalhadores e diretores do Sindicato bloquearam as portarias da Sifco para impedir que os caminhões da empresa Dana retirassem o material produzido pelos funcionários, Cerca de 600 trabalhadores ficaram de braços cruzados em sinal de protesto.

Trabalhadores da Sifco cruzaram os braços em 2015

Já são 70 anos de lutas e agora, mais do que nunca, o Sindicato está mobilizado para evitar que os direitos já conquistados sejam arrancados dos trabalhadores. “A aprovação da Reforma Trabalhista no Câmara é uma prova de que precisamos nos unir cada vez mais. Não podemos deixar que tirem mais nada dos trabalhadores”, disse Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato.

Amanhã, dia 28, o Sindicato participará da Greve Geral contra as Reformas Trabalhista e Previdenciária e contra tudo o que ameace os direitos dos Trabalhadores.

“O Sindicato está prestes a comemorar os seus 71 anos com este desafio, mas nunca vamos deixar de lutar. à‰ só mais uma luta das muitas que ainda enfrentaremos. Mas as conquistas só serão possíveis com a participação de todos. Neste dia 28, venha para a luta com a gente”, convocou Eliseu.