Só a coletividade gera o progresso

DEZEMBRO, 2019 – 2019 foi um ano difícil para os trabalhadores. Tivemos que amargar a aprovação da reforma da Previdência, que aliada à reforma trabalhista de 2017, aprofunda a precarização do trabalho! É o barateamento da mão de obra e o desmonte de direitos.

Apesar das dificuldades, para o metalúrgico conta com uma proteção: nossa Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), aprovada na última Campanha de Negociação, nos garantiu cláusulas sociais que vão além da CLT, protegendo o trabalhador. O nosso reajuste, levando em conta o aumento real, foi acima da média em comparação à outras categorias.

Por conta do nosso histórico de lutas e conquistas, temos um poder de mobilização maior que nos garante força em qualquer tipo de negociação.

A CCT é motivo para conscientizar e mobilizar nossa categoria, afinal, todos os anos precisamos negociá-la e defendê-la na frente aos patrões. E sim, muitas das cláusulas da CCT estão na mira dos patronais. Por essa razão, nós temos que estar preparados para qualquer ação em defesa deste documento.

É muito importante que cada trabalhador tenha consciência da luta coletiva. Que em 2020 possamos reivindicar, atuar e nos mobilizar juntos. O progresso da categoria só depende da coletividade. Foi dessa forma que alcançamos os nossos melhores resultados. Por isso, convidamos todos a estar conosco nessa luta.

Feliz Natal para você e sua família, e um Ano Novo abençoado, cheio de saúde!

Eliseu Silva Costa

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí