Sindicato mobiliza trabalhadores em seis empresas da região

O mês de fevereiro foi intenso para o Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo. Além da atuação sindical em defesa dos direitos dos metalúrgicos, os dirigentes da entidade ajudaram a promover assembleias e mobilizações em seis diferentes empresas da região (EBF, Próturbo, ThyssenKrupp, Deca, Suprens e JJ Usinagem). Em alguns casos, foram garantidas conquistas para os trabalhadores. Confira, a seguir, as notícias das empresas que exigiram atenção especial do Sindicato este mês.

EBF Vaz

No último dia 23, os trabalhadores da empresa EBF Vaz paralisaram suas atividades por algumas horas contra uma nova política interna da empresa, em repúdio a demissões já ocorridas e questionando a demora no acerto de verbas rescisórias.

Entre as mudanças impostas pela empresa está a proibição do pagamento da primeira parcela do 13 º salário junto com as férias e o parcelamento das férias em duas vezes.

Também houve protestos contra a baixa qualidade dos produtos da cesta básica oferecida pela empresa, em relação a problemas de atendimento do convênio médico e a episódios de assédio moral na firma.

“Sabemos que há trabalhadores que estão sendo tratados aos berros e sofrendo pressão. Isso é uma falta de respeito. Já marcamos nosso retorno lá na empresa para acompanhar de perto essas reivindicações”, explica o dirigente do Sindicato José Carlos Gomes Cardoso (Mineiro).

Próturbo

Já no dia 10, o Sindicato realizou uma assembleia na Próturbo na qual os funcionários debateram pedidos de mudanças estruturais, como a melhoria nos vestiários, banheiros e condições de trabalho em geral.

Além disso, apresentaram queixas relacionadas a questões trabalhistas, como o direito a à´nibus fretado, regras para a cesta básica, plano de saúde e novo tratamento aos planos de cargos e salários.

Durante a assembleia também foi formada uma comissão para  acompanhar a definição da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). “Agora vamos definir as prioridades para organizar as reinvidicações e exigir providências da empresa”, disse a diretora de base Andréa Ferreira Barbosa, que coordenou a assembleia, ao lado do também diretor de base Leandro Cesar Vianna Reis e do diretor Evandro Oliveira Santos.

ThyssenKrupp

O Sindicato promoveu, no dia 20 de fevereiro, uma assembleia na companhia ThyssenKrupp com o objetivo de tratar da renovação da jornada de trabalho. Após negociações, ficou definida a manutenção da jornada de revezamento em regime de 6×2 (seis dias de trabalho por dois de folga), garantindo os mesmo adicionais atuais.

Além do presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, também estiveram presentes na assembleia – que tratou ainda de outros assuntos específicos – os diretores Luis Carlos de Oliveira (Lu) e Wellington Matias de Oliveira (Ceará), além dos diretores de base Wilson Ribeiro da Silva (Med), Pedro Donisete Caridi, José Joaquim da Silva Filho (Zé Goleiro) e Claudio Garcia de Pinho (Faustão).

Deca

Em 6 de fevereiro, o Sindicato organizou uma assembleia na Deca buscando mudar o calendário de compensação da empresa. Os trabalhadores não querem repor dias do calendário do ano passado e a assembleia aprovou um calendário de reposição para ser praticado neste ano, compensando quatro dias de folgas de 2015.

A direção da empresa não gostou da proposta e atuou contra a realização da assembleia. “Mas nós não arredamos o pé e vamos brigar até a empresa ceder”, disse o diretor Evandro Oliveira Santos, presente à  assembleia.

JJ Usinagem

Questões envolvendo a PLR pautaram a assembleia realizada pelo Sindicato na empresa JJ Usinagem, no dia 9 de fevereiro.

“Como o benefício não havia sido oferecido aos trabalhadores no ano de 2014, fomos lutar por esse direito. Após quase duas horas de paralisação, obtivemos um valor que atendesse as necessidades dos funcionários”, explicou o diretor do Sindicato Natanael Onofre Matias (Caé), destacando o empenho e a união de todos os metalúrgicos da empresa na busca de mais esta conquista.

Suprens

O Sindicato esteve, no dia 13 de fevereiro, na empresa Suprens, em Campo Limpo Paulista, para promover uma assembleia destinada a discutir mudanças na jornada de trabalho dos funcionários relacionadas à  compensação de folgas.

Na assembleia, foi definida a alteração de jornada e o Acordo Coletivo sobre Compensação de Horas, com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores, uma antiga reivindicação conquistada pela luta dos empregados, com apoio do Sindicato.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí