Sindicato dos Metalúrgicos comemora 70 anos

Uma história marcada por muitas lutas e conquistas trabalhistas. A classe metalúrgica comemora, neste sábado, 28 de maio, os 70 anos dos  Sindicatos dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo. A entidade atende uma base composta por 30 mil trabalhadores.

O  Sindicato  foi inaugurado oficialmente em 28 de maio de 1946, por Guilherme Peron. A primeira sede foi construída sobre 110 estacas de eucalipto num terreno que custou 19 cruzeiros. A semente já havia sido lançada cinco anos antes, com a Associação dos Metalúrgicos criada em 1939 e que reunia trabalhadores de empresas que se instalaram na cidade, atraídas pela construção da Rodovia Anhanguera.

Liberdade sindical, salário mínimo, jornada de oito horas, repouso semanal, férias anuais remuneradas. Se na teoria os direitos dos trabalhadores foram garantidos pela Constituição de 1934 e posteriormente a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criada em 1943, na prática não era bem assim. Os turnos ultrapassavam a jornada estabelecida por lei e muitas vezes iam de domingo a domingo.

Neste cenário o  Sindicato  começa a ganhar força, ainda que alguns trabalhadores tivessem receio de se filiarem temendo perder o emprego. A entidade fiscalizava o cumprimento dos direitos e continuava na luta de novas conquistas.

O golpe militar de 1964 representou a mais dura repressão enfrentada pela classe, quando as greves foram proibidas. Com a fim da ditadura, em 1985, as conquistas dos trabalhadores foram restabelecidas e a Constituição de 1988, restaurou o direito de greve e a livre associação sindical e profissional.

A entidade resistiu a momentos turbulentos na história do país e hoje se orgulha dos direitos que ajudou a conquistar. Alguns momentos ficarão para sempre na memória, como a entrega da primeira cesta feita aos funcionários da ThyssenKrupp, em Campo Limpo Paulista, em 1994, e a greve por melhores salários, na mesma empresa, em 1995, quando os trabalhadores conseguiram mais de 40% de aumento.

“O nosso compromisso é lutar pela garantia de todos os direitos tão duramente conquistados. Estamos ao lado do trabalhador para que ele tenha sempre melhores salários e condições de emprego”, diz Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato.

NOVA SEDE

O  Sindicato  também se orgulha de toda a infra-estrutura que construiu e dos serviços que oferece em pról do associado. Um prédio de cinco andares inaugurado há quase dois anos, oferece todo o apoio ao associado como assessoria jurídica, serviços de homologação, associação/carteirinha e assistência médica/odontológica. O espaço conta ainda com Auditório, CineArte e a Escola do Metalúrgico, que oferece cursos gratuitos de qualificação.

O metalúrgico enaltece aqueles que ajudaram a escrever a história e lutaram para valorizar a categoria, por isso foi criada a AMA (Associação do Metalúrgico Aposentado) que dá toda a assistência para aqueles que não estão mais na ativa.

MUSEU

A história da metalurgia pode ser conhecida no Museu do Metalúrgico, um espaço com painéis fotográficos e recursos multimídia de última geração. A visitação é aberta ao público e já faz parte do calendário de algumas escolas da região.

LAZER

O lazer é visto como algo essencial. Um momento de descontração para encontrar os colegas de trabalho e conviver com a família. O Clube de Campo possui uma área de aproximadamente 240 mil metros quadrados e contempla salão de festas, lagos para a pesca, quadras, campos de futebol, sauna e piscina.

O Espaço M é considerado uma das melhores casas de espetáculos de Jundiaí e região. Além de ser palco de grandes festas promovidas pelo  Sindicato, o local também recebe casamentos, formaturas e eventos corporativos. Também é lá que acontecem os encontros que revelam os talentos musicais da categoria: Encontro de Jovens Metalúrgicos e o Festival Gospel Metalúrgico.

Para aqueles que não abrem mão de curtir uma praia e de sentir a brisa do mar, o Sindicato oferece duas Colà´nias de Férias na Praia Grande, Litoral Sul de São Paulo. As reservas são feitas por meio de sorteio com tarifas especiais.

GRANDES FESTAS

Uma séria de datas comemorativas faz parte do calendário oficial do  Sindicato, como 1 º de Maio, Baile de Aniversário, Festa Junina, Baile da Primavera, Dia das Crianças e Natal. As festas reúnem milhares de associados e familiares e contam com a participação de grandes nomes da música popular brasileira.

“Tudo isso mostra que a nossa missão é fazer com que a família metalúrgica exista de verdade dentro e fora das fábricas. Queremos que os trabalhadores tenham não só melhores condições de trabalho, mas também qualidade de vida, por isso a nossa preocupação com a saúde, o lazer e a educação”, completa Eliseu.