Sindicalistas reagem à  proposta da CNI de aumentar a jornada de trabalho

No dia 8 de julho, o presidente CNI (Confederação Nacional da Indústria), Robson Braga de Andrade, deu uma declaração que deixou os trabalhadores e sindicalistas indignados. Andrade comparou a realidade trabalhista do Brasil com a da França, ele defendeu, sutilmente, que seria uma boa ideia aumentarmos as horas trabalhadas do brasileiro para 80 horas semanais.

“Nós aqui no Brasil temos 44 horas semanais. As centrais sindicais tentam passar esse número para 40. A França, que tem 36 horas, passou agora para 80, a possibilidade de até 80 horas de trabalho semanal e até 12 horas diárias de trabalho”, argumentou Andrade.

Na verdade, o representante dos empresários errou ao falar em 80 horas. A jornada de  trabalho na França  atualmente é de 35 horas por semana, com limite máximo de  48 horas por semana, incluindo horas  extras,  não ultrapassando 10 horas  por dia, informa o  site do governo francês. Pode chegar a 60 horas por semana em casos excepcionais e com aval das autoridades trabalhistas.

Confira a reação dos sindicalistas em relação ao argumento do presidente da CNI: