SIFCO: assembleia apresentou detalhes sobre a venda de ativos

Recuperação judicial e venda de ativos foram os assuntos pautados em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (17) com os trabalhadores da Sifco. Na última quarta-feira (12), a Dana Holding Corporation divulgou em nota a compra de ativos estratégicos da Sifco. Durante a assembleia, os representantes do Sindicato também destacaram as alternativas propostas pela entidade tanto nas negociações quanto nas assembleias realizadas na porta da empresa.

Segundo o presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, o foco da entidade durante as negociações foi garantir a estabilidade dos trabalhadores. “O nosso departamento jurídico trabalhou muito nessa questão, e conseguimos um bom resultado. Todos os trabalhadores terão seus direitos assegurados e créditos trabalhistas respeitados com a transação”, disse. Segundo a proposta apresentada, aproximadamente 80% dos trabalhadores da Sifco serão transferidos para a SJT FORJARIA (empresa a ser adquirida pela Dana), que assumiria as operações na planta de Jundiaí e Campinas e aproximadamente 20% continuariam na Sifco, que não será encerrada, dando continuidade a   recuperação judicial.

img_0508

Caé parabenizou os trabalhadores da empresa pela compreensão e luta durante todo o processo judicial

O presidente também garante que mesmo com a venda dos ativos da empresa, que deverá ser concluída até o final de 2016, os companheiros da empresa ainda possuem estabilidade de emprego até março de 2017. “Em nossa última assembleia aqui na Sifco foi aprovada a redução de jornada com garantia de emprego. Essa transação da Sifco não irá influenciar em nada no acordo que foi aprovado, todos trabalhadores continuarão com a garantia de emprego até 2017″. declarou.

Aà‡à•ES ALTERNATIVAS

O diretor sindical, Natanael Onofre Matias (Caé), parabenizou os trabalhadores da Sifco pela participação e compreensão durante as ações alternativas como a redução de jornada. “Estamos juntos independentemente do que aconteça. Nós agradecemos e parabenizamos os trabalhadores por ceder parte do seu salário e do seu tempo para garantir a integridade da empresa, isso não é nada fácil. Que a nova direção valorize esses trabalhadores, que eles vejam todos os esforços feitos por eles, pois esses companheiros já cederam demais. No meio de toda essa crise o trabalhador é o menos culpado, e muito suor já foi derramado para chegar até aqui”, ressaltou.

img_0500

A participação ativa do Sindicato durante as negociações foi lembrada pelo diretor sindical Lú

No ponto de vista do diretor sindical, Luis Carlos de Oliveira (Lú), o processo foi árduo e deverá ser fiscalizado permanentemente. “Chegamos em um momento decisivo, mas o principal foco foi assegurar que, com compra dos ativos da empresa, conseguimos assegurar todos os direitos dos trabalhadores. Deixamos bem claro aos novos gestores que estaremos sempre aqui para defender os companheiros, que são muito inteligentes e que até recuam se for necessário, mas que também arregaçam as mangas para garantir a integridade”, declarou o diretor.

SINDICATO ATIVO

A Sifco havia entrado com um pedido de recuperação judicial em maio de 2014. Inicialmente, a empresa apresentou uma proposta que previa a venda de unidades e bens de forma livre, o que não trazia segurança para a quitação dos créditos trabalhistas. Esses créditos deveriam ser pagos em um ano, conforme o plano original.     Com a atuação do Sindicato, foi incluída uma ressalva no plano de recuperação, prevendo que em caso de eventual venda do imóvel sede da empresa em Jundiaí, o que não ocorrerá no momento, o dinheiro obtido deverá primeiro pagar todos os créditos trabalhistas. Agora, com a transferência de 80% dos empregados para a SJT – DANA, esse patrimà´nio servirá para garantia do crédito de apenas 20% dos outros empregados, que ainda permanecerão na Sifco, o que traz maior garantia aos mesmos.