Sessão dos Trabalhadores encerra o mês com “A Batalha de Argel”

Na noite de ontem (28), a Sessão dos Trabalhadores  encerrou a programação de 2015 com o drama histórico “A Batalha de Argel”. O filme ítalo-argelino foi rodado no ano de 1966 e conta com a direção de Gillo Pontecorvo.

Os eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia, marco do processo de libertação das colà´nias européias na áfrica. Entre 1954 e 1957 é mostrado o modo de agir dos dois lados do conflito, a Frente de Libertação Nacional e o exército francês. Enquanto que o exército usava técnicas de tortura e eliminava o maior número possível de rebeldes, a FLN desenvolvia técnicas não-convencionais de combate, baseadas na guerrilha e no terrorismo.

O educador Marcos Valerios, responsável pela escolha dos títulos exibidos durante o ano na Sessão dos Trabalhadores, falou sobre a importância de compartilhar informações através da 7 °arte. “Procuro utilizar filmes que façam com que as pessoas se divirtam e se conscientizem ao mesmo tempo. “A Batalha de Argel” é um filme que envolve temas atuais como militância, política e guerras. Reflexão total”, disse.

E atenção! Na terça-feira, dia 8/12, a Sessão Pipoca exibirá o clássico natalino “Esqueceram de Mim”. A exibição marca o fim da programação do CineArte para este ano, mas em fevereiro de 2016 voltará com tudo!