Segundo Ministério 5,6 mil crianças deixaram o trabalho infantil em 12 meses

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, entre abril de 2014 e abril de 2015, foram realizadas 9.838 operações fiscais para apurar denúncias de trabalho infantil no Brasil. As ações, promovidas pelos fiscais do trabalho das superintendências regionais, retiraram desta condição 5.688 crianças e adolescentes.

Dados do Sistema de Informações sobre Focos de Trabalho Infantil (SITI) mostram que Pernambuco foi o estado que obteve o maior número de crianças e adolescentes envolvidos em atividades trabalhistas ilegais, com 1.076 casos; seguido de Minas Gerais com 571 casos; Mato Grosso do Sul, com 484; Goiás com 440 e Sergipe com 353 casos. O comércio e a agropecuária continuam sendo setores com mais focos de trabalho infantil.

Segundo o chefe da Divisão de Erradicação do Trabalho Infantil da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) e auditor fiscal do trabalho, Alberto de Souza, as empresas que estavam em desacordo com a legislação receberam um auto de infração e o responsável foi multado.

No dia 12 de junho, próxima sexta-feira, é o Dia Nacional e Mundial Contra o Trabalho Infantil. O objetivo da data é sensibilizar e conscientizar a sociedade. No Brasil, a Constituição proíbe qualquer tipo de trabalho por menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos.

Para saber mais acesse o site: www.fnpeti.org.br

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí