Segunda parcela do 13 º do INSS começa a ser paga em 24 de novembro

Aposentadoria INSS / Folha de São Paulo 
Foto de abertura: EBC

A segunda parcela do 13 º de aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS será depositada entre os dias 24 de novembro e 7 de dezembro, conforme decreto publicado no “Diário Oficial da União” em 25 de julho. A primeira parcela da gratificação já caiu na conta dos segurados entre agosto e setembro.

Quem tem direito a receber o benefício, pode consultar a data e valor do pagamento no site da previdência. Confira abaixo como fazer a consulta:

 

Consulta de extrato de pagamento na Previdência

A consulta do extrato de pagamento é feita pela internet, através do site da Previdência no endereço www.previdencia.gov.br. No menu da esquerda, clique em “Extrato de Pagamento de Benefício”. Na página seguinte, clique em “extrato”.

O cidadão deverá ter em mãos o nome completo, número do CPF, número de benefício e data de nascimento. Se os dados foram digitados de forma correta, será exibida uma nova página com o extrato de pagamentos.

Verifique a competência do pagamento, que deverá ser 11/2016. Nos créditos, serão demonstrados o valor do benefício mensal e o total do salário de 13 º. Como os segurados já receberam a primeira parcela entre agosto e setembro, o desconto da primeira parte será exibido em débitos no extrato. O valor total depositado aparece em valor líquido.

à‰ importante lembrar que na segunda parcela do 13 º salário, será descontado o Imposto de Renda. Aposentados que tem acima de 65 anos de idade estão isentos de desconto de IR.

 

Quem tem direito ao 13 º salário

Tem direito a receber o abono do 13 º, quem recebeu durante o ano de 2016 algum benefício da previdência, como auxílio reclusão, auxílio doença, aposentadoria, pensão por morte ou salário maternidade. Aqueles que recebem benefícios assistenciais como BPC/Loas, não tem direito a receber o abono.

 

Calendário de pagamentos do 13 º

Confira abaixo o calendário de pagamentos do 13 º salários para beneficiários da previdência. Verifique o último número do seu benefício sem o dígito, para verificar a data que estará disponível seu pagamento do abono.

Astra Website Security