Saúde pública: confirmado primeiro caso de coronavírus no Brasil

O Ministério da saúde confirmou na última quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Um homem de 61 anos, que mora em São Paulo, fez viagem para Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. A família do paciente está em observação.

Uma pessoa de Jundiaí, que viajou no mesmo voo em assento próximo ao paciente de coronavírus, está sendo monitorada diariamente pelas autoridades de saúde.

Impacto na indústria
A Compalead, empresa de componentes eletroeletrônicos localizada  em Jundiaí, suspendeu as atividades produtivas até o início de março, devido à epidemia de coronavírus na China. O surto no “gigante asiático” acabou impactando na importação de componentes eletrônicos, afetando diretamente na produção da empresa.

Posicionamento oficial
Na manhã desta quinta-feira (27), a Prefeitura de Jundiaí emitiu uma nota oficial sobre o caso:

Nota oficial – Novo Coronavírus

Publicada em 27/02/2020 às 08:29

Mantendo o padrão de transparência empregado pela gestão, bem como a forma proativa de trabalho, a Prefeitura de Jundiaí informa que a cidade conta com uma pessoa em observação para o Novo Coronavírus (COVID-19). A pessoa viajou no mesmo voo do primeiro caso confirmado da doença no Brasil (um homem de 61 anos, em São Paulo).

Até o momento a moradora de Jundiaí não apresenta os sintomas característicos como febre, tosse ou dificuldade respiratória.  Como preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP), a pessoa está em observação pela equipe de Vigilância em Saúde de Jundiaí pelo período de 14 dias.

É importante frisar que a cidade não registra casos suspeitos, confirmados ou descartados da doença.

Desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura de Jundiaí desenvolve o Plano de Ação contra o Novo Coronavírus, com treinamento dos profissionais – tanto do setor público quanto privado -, orientação ao público por diversos canais, bem como a atuação em vigilância preventiva nos equipamentos de Saúde, públicos ou particulares.

Para evitar a doença são indicadas as medidas já conhecidas e simples de higiene das mãos com água e sabão várias vezes por dia, evitar contato das mãos com os olhos, boca e nariz, usar lenço descartável para espirrar ou tossir e evitar locais aglomerados e sem ventilação. Em caso de suspeita, é fundamental buscar por Pronto Atendimento (PAs) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste ou equivalentes privados e se dirigir imediatamente à recepção, informar sobre os sintomas e ser encaminhado conforme o protocolo determinado.