Saúde e segurança do trabalhador é tema de palestra na Semana do Metalúrgico 2017

No quarto dia de eventos da Semana do Metalúrgico 2017, a saúde e a segurança do trabalhador foram temas que atraíram várias pessoas ao auditório do Sindicato.

“Esse Sindicato sempre se preocupou com a saúde do trabalhador, pois ela é nosso maior patrimà´nio e temos que zelar pela segurança de todos”, disse José Carlos Gomes Cardoso (Mineiro), diretor do Sindicato e responsável pela área de saúde da entidade.

Além dele, a mesa foi composta pelo presidente Eliseu Silva Costa, pela técnica de segurança do trabalho do Sindicato, Hiomara C.O. Pereira, Dr. Erazê Sutti, responsável pelo departamento jurídico, e o convidado da noite, Elenildo Queiroz, Presidente do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat).

Na abertura, Eliseu comentou sobre a ida de diretores, trabalhadores e aposentados à  Brasília, em dois à´nibus, para participar das manifestações contra o governo Temer e as reformas que estão sendo propostas. “Fizemos o nosso papel: não vamos nos ajoelhar e ver essas sacanagens de um governo ilegítimo”, garantiu ele, falando também sobre os perigos da terceirização e a importância da CPI da Previdência.

Durante as apresentações, foi ressaltada a importância do registro das atividades da Cipa, por meio das atas das reuniões, bem como do CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho), entre outros documentos. “São provas importantes em caso de processo”, orienta o advogado Dr. Sutti, lembrando que há um plantão de atendimento no Sindicato para atender cipeiros e trabalhadores. “à‰ preciso estar bem informado, pois quem tem informação tem poder.”

Segundo Hiomara, do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, em 2016 foram realizados 1.841 atendimentos. “Muitos se esquecem, mas o papel da Cipa não é só ajudar na prevenção de acidentes de trabalho, mas também de doenças ocupacionais, que estão se tornando cada vez mais frequentes.”

Nildo Queiroz interagiu com o público durante sua palestra.

Para Nildo Queiroz, acidentes não acontecem por acaso. “Todo acidente pode ser evitado,  por isso é importante empresa e cipeiros, juntos, eliminarem os riscos existentes nos ambientes de trabalho. Uma vida pode se perder em um segundo”, pontuou ele, que também é diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos.

“Juntos temos mais força para buscar soluções para os problemas que encontramos dentro das fábricas”, acrescentou ele, garantindo que o cipeiro é o elo entre o trabalhador e o sindicato.

Durante sua palestra, Queiroz também lembrou dos 71 anos da entidade e destacou sua atuação como um dos sindicatos que mais reintegra trabalhadores no Brasil.