História sindical: renovações no Centro de Memória Sindical

Representantes de diversos sindicatos de diferentes categorias se reuniram na manhã desta quarta-feira (19), no Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindnapi), em São Paulo, para discutirem e elaborarem os novos rumos do Centro de Memória Sindical (CMS).

Em nome do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, a diretora executiva, Rosemary Prado, fará parte do conselho fiscal do órgão. “à‰ uma grande honra poder fazer parte de uma entidade que realiza um trabalho tão significativo não somente para os trabalhadores, mas para toda a sociedade”, declarou a diretora.

dsc_7169

Carolina Maria Ruy, Rosemary Prado e Fátima Elias Fernandes

Fundado em 14 de junho de 1980 e com um acervo repleto de documentos, folders, jornais, revistas, fotos e mais de mil horas de depoimentos, o CMS é um espaço de estudos, debates, produção e difusão cultural aberto à  sociedade. A instituição vem passando por reestruturações para que seja possível oferecer novos projetos e ações envolvendo a história do sindicalismo brasileiro. “O nosso acervo representa muito para os trabalhadores, pois a maioria das histórias são contadas através do ponto de vista dos mais poderosos. E o que possuímos aqui mostra outro ponto de vista”, disse a Carolina Maria Ruy, coordenadora do CMS.

dsc_7159

O acervo da instituição conta com documentos, folders, jornais, revistas, fotos e mais de mil horas de depoimentos

Para o secretário geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, João Carlos Gonçalves (Juruna), a reestruturação do CMS irá contribuir com a valorização das ações sindicais independentemente de categoria ou filiação da entidade. “à‰ necessário criar conexões entre os acervos históricos de cada sindicato com o Centro, acredito que esse seja o principal objetivo”, ressaltou.

Projetos de resgate histórico, publicações sobre histórias de sindicatos e exposições fotográficas, estão entre as diversas ações e serviços realizados pelo CMS. “Através do nosso acervo buscamos mostrar aos trabalhadores, estudantes e historiadores as nossas lutas ao longo dos anos. Queremos reforçar o entendimento de que os direitos que possuímos hoje foram conquistados com muito trabalho e mobilização”, explicou Fátima Elias Fernandes, assistente administrativa do CMS.

Para ficar por dentro de todas as ações realizadas pelo CMS basta acesse: www.memoriasindical.com.br

Acompanhe as novidades pelo Facebook: www.facebook.com/CentrodeMemoriaSindical

O CMS fica no 3 ° andar do Sindicato Nacional dos Aposentados, localizado na Rua do Carmo, 171, na Sé.