A proximidade que fortalece

FEVEREIRO 2017

Nesses tempos de dura recessão econà´mica pela qual o Brasil passa, pode até parecer mais “frequente” conviver com fatos que relatam demissões, fechamento de empresas, retirada de benefícios e ameaças aos direitos do cidadão.

Porém, eu vejo o contrário: enxergo nesse momento a melhor época para lutarmos pela manutenção dos direitos sociais e trabalhistas, já que eles são instrumentos relevantes e fundamentais para uma distribuição de renda justa.

à‰ nesse sentido que chamo todos os companheiros a estarem mais próximos do Sindicato e conhecer de perto as nossas lutas. Sabemos, diante de todo nosso histórico que já soma 70 anos, que quando estamos unidos por um mesmo ideal, nos fortalecemos para enfrentar os desafios que aparecem.

E foi exatamente isso que aconteceu, neste mês de fevereiro, nas empresas Thyssenkrupp e Deca. Estivemos lá, com um plantão móvel do Sindicato, para esclarecer a todos os companheiros que precisamos estar juntos para lutar pelo bem de todos.

Ser sindicalizado não significa somente desfrutar de um dos maiores e melhores clubes de campo da categoria, nem só conseguir descontos em faculdades, dentista, participar de festas, eventos, ou ter amparo jurídico nas questões trabalhistas. Significa muito mais. Significa fortalecer a classe na mesa de negociações com os patrões, lutar pelo cumprimento de direitos que estão garantidos na lei, evitar a exploração, buscar melhorias  e ajudar o trabalhador em todos os sentidos.

Essa união da família metalúrgica já conquistou muita coisa ao longo desses 70 anos, como a estabilidade pré-aposentadoria, PLR, vale transporte, cesta básica, mais de 120 cláusulas da Convenção Coletiva da Categoria, entre outras conquistas. Mas ainda temos que lutar por muito mais. Agora mais do que nunca, visto tantos direitos sendo ameaçados.

Junte-se a nós nessa luta. Só assim seremos mais fortes.

Eliseu Silva Costa