PLR e convênio médico pautam assembleia na Proturbo

Com o objetivo de buscar soluções para os impasses envolvendo a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o convênio médico, o Sindicato realizou uma assembleia na tarde desta quinta-feira (9), na Proturbo, em Jundiaí. A proposta apresentada pelo Sindicato, que dá o prazo de três dias úteis para a empresa resolver o descaso com os benefícios, foi aprovada pelos trabalhadores.

A diretora de base, Andréa Ferreira Barbosa, iniciou a assembleia falando sobre as pendências que a empresa tem com os trabalhadores. “A situação é preocupante, temos atrasos no FGTS e as condições de trabalho estão precárias. A empresa não se posiciona em relação a nada, sabemos que a situação está difícil para todos, mas nem tudo pode ficar nas costas do trabalhador”, disse.

PLR

O Sindicato recebeu reclamações de diversos trabalhadores da empresa. Eles alegaram que a Proturbo quebrou o acordo de realizar o pagamento do benefício em parcela única que seria depositado nesta sexta-feira (10). Após uma reunião “relâmpago”, a empresa informou que faria o pagamento em três parcelas. A Proturbo revelou que possui uma quantia em caixa, mas que não é o suficiente para pagar todos os trabalhadores em parcela única.

“Nós não aceitamos a proposta apresentada pela Proturbo de parcelar o pagamento, a empresa teve o ano todo para mostrar aos trabalhadores a situação da PLR”, disse a vice-presidente do Sindicato, Rose Prado.

Convênio médico

Os companheiros da Proturbo também demonstraram grande insatisfação com o valor do convênio médico. Para o diretor Luis Carlos de Oliveira (Lú), o valor da sinistralidade é muito alto e trouxe uma sensação de diminuição do salário mesmo com o recente reajuste conquistado.

“Os trabalhadores estão ganhando menos do ano passado por conta do valor do plano médico, não podemos permitir isso. A nossa reivindicação é que a empresa assuma esse valor da sinistralidade e que ela se ajuste aos padrões da nossa região”, disse.

O diretor considerou ilegal e imoral a forma com que está sendo aplicado o convênio médico.

Próxima assembleia
Com isso, o Sindicato reivindicou que a empresa deposite o que for possível nesta sexta-feira e acerte o restante do valor até a próxima terça-feira (14), data que será realizada uma nova assembleia, à s 14h15. Um posicionamento da empresa em relação ao convênio médico também deverá ser apresentado durante o ato.