Plenária “Conjuntura Econà´mica e Ação Sindical” reúne 53 sindicatos em Jundiaí

IMG_9244

A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e da Força Sindical, realizou na manhã deste sábado (25), a plenária “Conjuntura Econà´mica e Ação Sindical”.

O evento,  realizado no Sítio São Francisco, em Jundiaí, teve a presença de cerca de 600 dirigentes dos 53 sindicatos filiados à  Federação.

“Esperamos adquirir boas informações para que nós diretores possamos  manter o trabalhador por dentro de tudo que esta acontecendo”, disse Sandro Rogério de Matos,  que faz parte da diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Bárbara do Oeste, entidade que  trouxe toda sua diretoria executiva e de base para acompanhar a plenária.

A reunião teve como objetivo discutir temas que fazem parte da atual conjuntura econà´mica do  país, como desemprego, Medidas Provisórias editadas pelo governo e que afetam diretamente a vida do trabalhador, o Programa de Proteção do Emprego (PPE) e a  Campanha Salarial deste ano.

A mesa de debates contou com a presença do presidente da Confederação  Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e da Força Sindical, Paulo Miguel Torres, do presidente da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, Cláudio Magrão de Camargo, do Secretario do Trabalho e Emprego do  Estado de São Paulo, Jose Luiz Ribeiro, do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo (e também diretor financeiro da Federação) Eliseu Silva  Costa, entre outros.

Na abertura, Cláudio Magrão falou um pouco sobre a importância da união dos trabalhadores para enfrentar a  crise econà´mica. “A partir daqui começaremos a estruturar nossas ações para  fortalecermos ainda mais a nossa classe, tão conhecida pelo histórico de lutas e conquistas”.

O economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconà´micos), Altair Garcia, apresentou um panorama do atual cenário econà´mico do país,  comparando os dados de 2015 com os de anos anteriores. Além de apresentar dados concisos relacionados as altas taxas de  juros, inflação e desemprego, esclareceu também as principais duvidas envolvendo o PPE.

Eliseu Silva Costa destacou a importância da plenária para o fortalecimento da direção sindical, especialmente dos dirigente de base que, diariamente estão em contato com os trabalhadores nas fábricas.

“E a primeira vez que  fazemos uma plenária com esse formato. à‰ fundamental que todos nós saibamos como passar essas  informações na porta da fábrica, as nossas propostas de garantia do emprego estão sendo resultado  desse relacionamento direto com o trabalhador no enfrentamento da crise”.

O presidente também  falou sobre a campanha salarial. “Por conta do momento difícil que enfrentamos, esse ano  teremos uma das campanhas salariais mais complicadas. Os números mostrados não estão ao nosso  favor, mas devemos nos manter firmes e fortes para garantir o máximo possível um aumento significativo”.

O secretário estadual do Trabalho, José Luiz Ribeiro, elogiou a postura dos trabalhadores metalúrgicos de Jundiaí e região.

“Não podemos falar em luta e trabalho sem lembrar da região de Jundiaí, uma vez que possui tantas  empresas que são importantes para a atividade econà´mica do estado e consequentemente do país.  Estamos preocupados com o desemprego e esperamos que os projetos de incentivo da Secretaria auxiliam os  trabalhadores possam sem aplicados por aqui”.

No final da plenária, Miguel Torres falou sobre as ações que serão tomadas daqui para frente.

“Chamamos a base sindical, pois sabemos que através deles poderemos amplificar tudo que foi  passado aqui. Não podemos nos esquecer que foi graças ao movimento dos trabalhadores junto aos  sindicatos, que conseguimos reverter outras crises”, finalizou.

IMG_9175