Plano Diretor foi assunto em reunião sindical

Reunidos na sede do Sindicato dos Metalúrgicos na manhã de hoje (17), representantes dos bairros e de sindicatos de outras categorias conversaram sobre o Plano Diretor Participativo de Jundiaí. A ação, promovida pela Prefeitura de Jundiaí e que tem como metodologia envolver todos os setores sociais em busca de uma cidade sustentável, está em sua fase de encerramento.

A mobilização por parte das entidades sindicais foi lembrada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Eliseu Silva Costa. “Nós, como sindicalistas, devemos entender o quanto isso é importante para a comunidade na qual estamos inseridos. Acompanhamos todos os processos, pois somos totalmente a favor do crescimento da nossa cidade, desde que seja de forma sustentável”, disse o ele durante a reunião.

Representantes dos bairros e dos sindicatos pautaram as ações do Plano

Os últimos acontecimentos envolvendo o aumento das enchentes em Jundiaí foram lembrados pelo Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos, Natanael Onofre Matias (Caé). “Recentemente enfrentamos problemas sérios com enchentes, pessoas perderam tudo. Não podemos negar que desastres deste tipo são consequência de um crescimento desenfreado”, explicou o diretor, que também o delegado no Plano.

O Plano Diretor conta 102 delegados eleitos. Eles carregam a responsabilidade de representar os seus bairros em todas as ações do plano. Representante da Ponte São João, Sergio de Aguiar, afirma que o plano é um grande avanço para o município. “Isso nunca aconteceu antes, agora o cidadão tem voz ativa para expor ideias. Um bom trabalho está sendo realizado e continuaremos assim para evitar o crescimento sem planejamento”, disse.

Para Marcos Tebom, representante do Sindicato dos Alimentícios de Jundiaí, o Plano Diretor é um bom exemplo de democracia direta. “à‰ muito participativo, está sendo muito importante pelo fato de contemplar todos os cidadãos. Devemos nos mobilizar ainda mais para garantir a aprovação deste processo”, declarou.

Com apenas 16 “conflitos” para serem votados, o Plano Diretor Participativo encerra seu anteprojeto neste domingo (20).   O Congresso das Cidades, será no auditório da Faculdade de Medicina de Jundiaí, na Vila Arens. O credenciamento acontece das 8h à s 8h30, seguido pela abertura com a tradicional Banda São João Batista das 8h30 à s 9h30.

A partir das 9h30 acontecem os trabalhos de leitura, discussão e votação dos conflitos. O encerramento está previsto para as 13h.