Peça produzida pela primeira olaria de Várzea Paulista está no acervo do Museu do Metalúrgico

Mais uma relíquia foi doada ao Museu do Metalúrgico na manhã de hoje (25). O aposentado, Arnaldo Souza Constantino (68), aproveitou a comemoração do Dia do Metalúrgico na Sede e trouxe um tijolo que foi produzido pela olaria da família de Isaac de Souza Galvão, fundador de Várzea Paulista.  Calcula-se que a peça tenha sido produzida no final do século XIX.

Segundo Constantino, seus familiares tinham uma relação muito próxima com a família de Isaac Galvão. “Os meus familiares chegaram na região de Várzea Paulista um pouco depois deles, isso fez com que as relações fossem estreitas durante gerações”, explica.

A fonte de informação utilizada por Arnaldo Constantino

Para ter acesso à  peça a tarefa não foi das mais fáceis, foi necessário um pouco de conhecimento histórico do município. “Retirei este tijolo de uma demolição e observei as iniciais ‘IG’, Isaac Galvão. Eu possuo  um livro que fala justamente sobre as primeiras famílias que se formaram em Várzea Paulista, e neste tem uma página dedicada ao fundador. Por causa disso resolvi guardar essa peça que representa o início de tudo”, afirma Arnaldo.

O aposentado entregou o artigo  ao  presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa. Em uma breve visita ao Museu, Constantino lembrou dos tempos de metalúrgico. “Atuei durante 25 anos na Krupp, em Campo Limpo Paulista. Foram anos inesquecíveis de muito trabalho e dedicação”.