Para economista, conscientização dos trabalhadores pode trazer bons resultados

Durante a plenária “Conjuntura Econà´mica e Ação Sindical”, promovida pela Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo no  último sábado,  dia 25,  em Jundaí, o economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecnà´micos), Altair Garcia, apresentou o atual cenário diante da crise econà´mica que o país enfrenta.

No evento, que teve apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo e reuniu mais de 600 dirigentes sindicais, o economista  destacou o panorama de 2009, quando o Brasil também enfrentou recessão, em comparação a 2015. “Aquele ano a crise foi chamada de ”˜marolinha”™ e isso injetou confiança na economia, o que levou ao crescimento”, comentou ele durante sua apresentação, lembrando que o Governo tomou medidas que hoje não seriam a solução. “A diferença entre o remédio e o veneno é a dose”, comparou Garcia.

O especialista também ressaltou que desde 2014 a indústria já dava sinais de que o desempenho não era satisfatório. Ele também explicou sobre as diferenças entre o lay-off e o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), proposto pelo Governo para evitar demissões. “A conscientização dos trabalhadores é o que pode trazer bons resultados”, reforçou.

Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, ressaltou que o cenário econà´mico irá fazer com que as negociações com as empresas sejam complicadas durante o período da campanha salarial.  “Será uma das mais difíceis, mas com a união de todos vamos passar por esta fase”, afirmou.

Altair Garcia, do Dieese, falou para os mais de 600 dirigentes presentes na plenária.

Altair Garcia, do Dieese, falou para os mais de 600 dirigentes presentes na plenária.

Astra Website Security