Orientação e paciência são fundamentais para uma boa aposentadoria

Quem foi ao auditório do Sindicato na noite desta segunda-feira (26), teve uma boa aula sobre aposentadoria. O Seminário “Questões sobre Aposentadoria: planejamento, revisão e desaposentação” foi uma ótima oportunidade para entender as regras em vigor.

Os palestrantes foram o advogado do Sindicato, Erazê Sutti, e a advogada Areta da Camara. “Atendo no Sindicato diariamente e sei bem dos conflitos e anseio dos trabalhadores. A luta deles é minha também, por isso decidi, com o Seminário, colaborar com o planejamento da aposentadoria”, disse Sutti.

Primeiro, os advogados deram uma panorama geral sobre o funcionamento do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), o que é, como funciona, quais são os benefícios e de onde vem o dinheiro para custeá-los.

Em seguida, o assunto mais esperado: aposentadoria. Os advogados mostraram quais são as regras atuais da Previdência e explicaram o mais importante: a boa aposentadoria depende de uma série de variáveis, como idade, tempo de contribuição, insalubridade e outras.

As possíveis mudanças nas regras propostas pelo atual governo também foram citadas, como o aumento do período de carência de 15 para 25 anos de recolhimentos ao INSS, a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição e a idade mínima de 65 anos (podendo chegar a 70 anos) para homens e mulheres se aposentarem.

Mas, apesar das possíveis mudanças serem prejudiciais aos trabalhadores, a dica dos advogados é ter calma. Por enquanto, valem as regras atuais. “Uma aposentadoria precipitada ou sem os documentos necessários, pode representar uma aposentadoria insuficiente para uma vida digna”, disse Sutti.

Para quem não está satisfeito com a atual aposentadoria, os advogados explicaram que, em alguns casos, existem meios de melhorar a renda, com a revisão ou com a desaposentação, que é a possibilidade de anular a aposentadoria atual e pedir uma nova aposentadoria com as contribuições feitas após a conquista do benefício.

Como o caso de cada trabalhador é único, é preciso ter orientação e paciência para que a aposentadoria seja feita no tempo correto e da melhor maneira possível. E o Sindicato tem um departamento específico para ajudar os trabalhadores neste momento tão importante. No segundo andar da Sede, é possível tirar todas as dúvidas sobre aposentadoria.