Operárias da Ford inspiram sessão do Coletivo das Mulheres

O ano era 1968. Em Dagenham, Inglaterra, 187 mulheres que trabalhavam na fábrica da Ford, cruzaram os braços por 72 horas lutando por igualdade salarial. Esse foi o tema do filme “A Revolução de Dagenham”, exibido na noite de ontem (23/05), no CineArte Especial do Coletivo das Mulheres.

A sessão de cinema fez parte da 2 ª Semana do Metalúrgico, evento que acontece em homenagem à  categoria e integra o Calendário Oficial da Prefeitura Municipal de Jundiaí.

“Filmes como esse ajudam a incentivar a luta das mulheres. Sabemos que muita coisa melhorou de lá pra cá, mas ainda temos muito o que lutar. A mulher continua ganhando menos que o homem, enfrentando dupla e muitas vezes tripla jornada, lidando com o assédio dentro das fábricas. Por esses e outros motivos não podemos ficar caladas”, avalia a vice-presidente do Sindicato, Rose Prado.

Antes do início da sessão, foi exibido um vídeo com as três diretoras do Sindicato que estão em Brasília, no movimento Ocupa Brasília, em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista.

As diretoras deixaram um recado para o público que compareceu à  sessão.

A 2 ª Semana do Metalúrgico prossegue até domingo. Confira a programação completa:

HOJE ,QUARTA, DIA 24
> Debate “Reformas da Previdência e Trabalhista: perigos e consequências para a  vida do trabalhador”, à s 19h, no auditório, com representantes de lideranças da sociedade.

QUINTA, DIA 25
> Palestra “Segurança e Saúde do Trabalhador”, à s 19h, no auditório.

SEXTA, DIA 26
> Café da manhã para metalúrgicos aposentados, à s 9h, na sede central.
> Pesca Noturna, das 18h à  meia-noite, no Lago Grande, no Clube de Campo

R$ 30 para sócios e R$ 60 para não sócios, para até 10 kg.

SáBADO, DIA 27
>Baile de Aniversário, à s 22h, no Espaço M, com a banda San Marco Show

Mesas para 6 pessoas: R$ 300,00 para sócios e R$ 600 para não-sócios. Não serão vendidos convites avulsos nem é permitida a entrada com bebida alcoólica

DOMINGO, DIA 28
>Confraternização da família metalúrgica no Clube de Campo, a partir das 12 horas (apenas para sócios).