O orgulho trabalhista e o amor pela música

Muitas histórias, um talento musical impecável e um orgulho metalúrgico que ainda pulsa forte, este é Valdir Fregni, umas das figuras mais conhecidas da categoria em nossa região. Esbanjando simpatia e energia com seus 74 anos, o aposentado é músico na Bandinha Amigos do Samba.

Vardilão, como é conhecido entre os amigos, iniciou sua trajetória no ramo metalúrgico no ano de 1956, na Cia Mecânica e Importadora São Paulo, atual Sifco. “Comecei a trabalhar com apenas 14 anos. Neste período fabricávamos enxadas, em 1958 a empresa mudou o nome para Sifco e começamos a trabalhar com segmentos automotivos”, disse.  Fregni atuou durante 14 anos na matrizaria e foi líder da forjaria pesada durante 8 anos. Após esse período, Valdir foi líder do setor de ferramentaria da Tusa II de 1980 a 1985.

Valdir Fregni e a Bandinha Amigos do Samba

Valdir Fregni com o seu famoso pandeiro em ação com a Bandinha Amigos do Samba

O amor pela música sempre acompanhou Valdir e ele teve a oportunidade conhecer muitos lugares por meio das melodias. “Eu já tocava na Banda São João desde 1980, em 1998 tive a oportunidade de me apresentar com a banda na Itália, foi muito gratificante”, conta o aposentado. Além disso, o Vardilão fez parte do Refogado do Sandi, tradicional bloco carnavalesco de Jundiaí. “O Refogado do Sandi foi fundando no ano de 1994, estive na primeira apresentação do bloco em frente a câmara municipal de Jundia픝, relembrou.

Juntamente com a bandinha Amigos do Samba, o aposentado fez uma empolgante apresentação no Café da Manhã dos Aposentados, evento realizado na Sede do Sindicato que celebrou o dia dos aposentados. “Foi ótimo poder contribuir com o Sindicato e os aposentados. Tenho muito orgulho de fazer parte desta categoria”, declarou Fregni.