Mobilização sindical anula MP 873

Os sindicatos venceram mais uma batalha na luta contra os desmontes trabalhistas. Após negociações entre os partidos no Congresso, a MP 873, que proibia os descontos das contribuições sindicais voluntárias na folha de pagamento, perdeu a validade e a Constituição Federal voltará a ser cumprida, garantindo a autonomia sindical. Como nenhum deputado quis assumir a MP, as Medidas Provisórias se encerram em até 120 dias.

No ponto de vista dos sindicalistas, o objetivo do governo com a MP 873 é reprimir os sindicatos economicamente. Para Eliseu Silva Costa, presidente do Sindicato, a medida também interfere no modo de organização entre trabalhadores e entidade sindical. “Com o enfraquecimento da gestão econômica dos sindicatos, haveria também o enfraquecimento da organização dos trabalhadores. Afinal, o sindicato é a principal representação dos trabalhadores em uma Campanha Salarial, por exemplo. Neste cenário, seria muito difícil avançar em qualquer negociação”, explicou.

A MP 873 “caducou”, mas os sindicatos continuarão mobilizados, pois o governo Bolsonaro sinalizou que enviará um projeto de Lei para o Congresso com o mesmo teor, mas com um caminho diferente a ser seguido.

Com informações de Jornal GGN