Moacyr Franco canta para mais de mil aposentados na Semana do Metalúrgico

“Eu nunca mais vou esquecer”. O refrão de um dos grandes sucessos de Moacyr Franco, parafraseado aqui, resume perfeitamente o sentimento de muitos aposentados que participaram do almoço feito em homenagem à queles que ajudaram a construir a história dos 70 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, que será comemorado neste 28 de maio.

O evento faz parte da Semana do Metalúrgico criada a partir de um Projeto de Lei apresentado pelo secretário-geral do Sindicato, Natanael Onofre Matias (Caé) à  Câmara Municipal de Jundiaí. No ano passado, Caé participou durante três semanas do Legislativo de Jundiaí, e este foi apenas um dos vários projetos aprovados, além de moções e indicações.

O presidente do Sindicato, Eliseu Silva Costa, falou do reconhecimento e da importância que a categoria dá aos aposentados. “Quem não tem passado, não tem presente e não terá futuro. E nós valorizamos muito estas pessoas que trabalharam para que nós chegássemos onde chegamos”. Eliseu ressaltou ainda o fato de que a Semana do Metalúrgico agora faz parte do calendário oficial da cidade e que todo ano a categoria será lembrada.

Na quarta-feira (25), mais de 1.300 pessoas lotaram o Espaço M, no Clube de Campo, e o almoço se transformou numa grande festa. Momento para rever os companheiros de chão de fábrica durante tantos anos e relembrar os velhos tempos. O aposentado José Carlos Manoel, 59 anos, elogiou o evento e disse que estava muito organizado. “Excelente. Melhor impossível!”.

Uma boa moda de viola, cantada pela dupla Tatão e Helinho, embalou o almoço à  mineira. No cardápio: leitoa, torresmo, tutu de feijão, bisteca suína, costelinha, aperitivos e bebidas. Foram necessárias 76 horas para preparar mais de uma tonelada de alimentos. Trabalho que envolveu cerca de 60 profissionais, incluindo os garçons.

Quem não economizou em animação foi a Dona Geralda Nunes de Moraes, 70 anos. Ela estava simplesmente encantada. “Estou adorando o almoço. Está maravilhoso”. Ela conta, com muito orgulho, que sempre deu todo o suporte para que o esposo, o aposentado Antonio de Moraes, 77 anos, trabalhasse. “Eu acordava à s 3 horas da manhã para preparar a marmita dele. Mas tudo valeu à  pena. Ele é companheiro e protetor.”

MOACYR FRANCO LEVA FàƒS AO DELàRIO

O momento mais esperado, sem dúvida, foi o show do cantor Moacyr Franco. Teve gente que chegou cedinho para garantir uma mesa bem perto do palco, como o casal Wilson Veehe, 69 anos, e sua esposa Antonia Veehe, 66 anos. “Queremos vê-lo de perto e pegar até autógrafo. Logo no início do show, Moacyr Franco, 79 anos, disse que se sentia honrado em participar de uma festa em homenagem aos aposentados e aproveitou para dar um recado: “Os sonhos não se aposentam. O amor não se aposenta. Se cuidem para aproveitar a vida”.

O repertório contemplou músicas que fizeram grande sucesso, seja na voz de Moacyr Franco ou na de grandes intérpretes da música brasileira, entre elas: Seu amor ainda é tudo, Cartas na Mesa e Milagre da Flecha. Além disso, ele encantou a todos se mostrando um ser humano simples, dono de uma disposição invejável e que realmente gosta de ficar perto daqueles que o admiram.