Militância trabalhista foi assunto no CineClube

As lutas trabalhistas foram o assunto da vez em mais uma sessão do CineClube Consciência. O CineArte recebeu os cinéfilos no último sábado (14) para a exibição de “A Classe operária Vai ao paraíso”, um clássico do cinema italiano que conta com direção de Elio Petri.  

O longa gira em torno de Lulu Massa (Gian Maria Volonté) um trabalhador exemplar, dedicado e admirado por seus chefes pelo trabalho bem feito, mas detestado pelos demais funcionários. Por conta dos baixos salários e das péssimas condições de trabalho, o sindicato decide entrar em greve, fazendo todos os operários da fábrica pararem. Lulu decide não se envolver com o movimento político até o momento em que sofre um acidente com uma das máquinas.  Com o descaso de seus patrões com o acidente ele decide participar dos grupos revolucionários.  

Toda a trajetória de Lulu gerou um grande debate entre os cinéfilos presentes. Para o espectador,  Guilherme Mà¼ller, o filme apresenta, de maneira sutil, como deve ser a atuação dos movimentos sociais e progressistas. “O filme mostra o que os movimentos precisam corrigir em suas pautas. Por muitas vezes um estudante, mesmo com conhecimento, não conhece as necessidades reais de que está dentro da fábrica”, disse.  

Fiquem atentos! Na Semana do Metalúrgico,no dia 27/5, à s 14h30, haverá uma sessão especial no Cinearte.  Será exibido, gratuitamente, o documentário brasileiro “Braços Cruzados Maquinas Paradas”.  

Astra Website Security