Metalúrgicos propõem melhorias em trecho da rodovia Tancredo Neves a Luiz Fernando

Na manhã desta quinta-feira (9), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea e Campo Limpo, Eliseu Silva Costa, esteve reunido com o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, com a intenção de dialogar sobre a municipalização do primeiro trecho da Rodovia Tancredo Neves (Estrada Velha de São Paulo), até o km 54. A indicação já havia sido elaborada pelo diretor do sindicato, Natanael Onofre Mathias (Caé), em 2015, quando atuou como vereador.

O pedido consiste em  transferir para o município a responsabilidade de promover melhorias no trecho da rodovia que passa pelos bairros do Castanho, Santa Gertrudes e área próxima ao Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos. “à‰ uma região que possui bairros populosos e por essa razão o trecho exige mais segurança e mobilidade. Com a municipalização, a velocidade nas obras futuras será muito maior”, disse o presidente do Sindicato, ao lado do diretor sindical, Eléscio Caldato.

Para o prefeito, o pedido deve ser debatido à  fundo, pois diz respeito a uma região da cidade que tem crescido muito nos últimos anos. “Os bairros Santa Gertrudes, Castanho e Tijuco Preto são grandes e produzem muito, e agora foi construído um cemitério naquele trecho. Com isso, é necessário promover melhorias”, ressaltou Machado.

“Seria algo semelhante ao que já ocorreu com o trecho da Rodovia Geraldo Dias, na altura do km 70, onde está localizado o Terminal Cecap. Toda aquela região também ganhou muito com essa municipalização”, lembra Eliseu.

A reunião também contou com a presença do secretário de Estado do Emprego e Trabalho, José Luiz Ribeiro, e da diretora Regional da Secretaria do Emprego, Ana Paula Brunetti. Ambos dialogaram com o prefeito e com Secretário de Desenvolvimento Econà´mico de Jundiaí, Messias Mercadante, sobre a criação de postos de trabalho no município.

O secretário informou ao prefeito que seu objetivo é trazer um escritório do programa Economia Solidária para Jundiaí. Ribeiro prevê que até o mês de abril o escritório já esteja funcionando. “Sabemos que Jundiaí é uma cidade  muito desenvolvida. Queremos trazer o projeto de Economia Solidária para promover o cooperativismo com pessoas que possuem baixa renda. Buscamos criar um escritório para que possamos fazer um estudo das cooperativas que já existem e promover ações para expandir ainda mais esse formato “, disse Ribeiro.