Metalúrgicos na GM de São José aprovam acordo

Os trabalhadores na General Motors de São José dos Campos aprovaram, na segunda-feira (28) acordo que garante investimentos de R$ 500 milhões na unidade e mantém 750 trabalhadores na produção do Classic.
O acordo acontece depois de um ano de mobilização para impedir que a empresa demitisse 1.840 trabalhadores e fechasse o MVA (Movimento de Veículos Automotores).
A GM chegou a anunciar a intenção de fechar o complexo industrial de São José dos Campos, caso não houvesse acordo. “Este não foi o acordo dos nossos sonhos, mas também não foi o que queria a GM. Foi o acordo possível”, disse o presidente do Sindicato, Antonio Ferreira de Barros, o Macapá. Ele avisou que a luta em defesa do emprego e dos direitos prossegue, já que o acordo prevê a produção do Classic só até dezembro. “O Sindicato continuará cobrando do governo federal medidas concretas em favor dos trabalhadores”, afirmou. Ele defende a realização de um acordo coletivo nacional que garanta condições mínimas de trabalho nas montadoras e impeça as chantagens para rebaixar salários e direitos.
A proposta aprovada é esta: – Investimento de R$ 500 milhões nas áreas do Powertrain (motores e transmissão), Estamparia e S10, no período de 2013 e 2017.
– Produção do Classic até dezembro, com 750 trabalhadores. Após esse período, haverá nova negociação.
– Férias coletivas entre os dias 29 de janeiro a 14 de fevereiro para os trabalhadores da produção do Classic.
– Quem está em layoff terá extensão do processo por dois meses. Ao final, se a empresa demitir, terá que pagar uma multa de três salários. O trabalhador poderá optar por sair imediatamente e receberá cinco salários, além dos direitos trabalhistas.
– Renovação das cláusulas sociais na data-base da categoria para 2013 a 2015. As cláusulas econà´micas serão negociadas em setembro. Nesse período não haverá abono. – PLR igual a de 2012 mais R$ 3.200, totalizando cerca de R$ 16 mil. Em maio, haverá negociação das metas. A primeira parcela será de R$ 6,6 mil.
– Discussão entre GM e Sindicato sobre formas de antecipação da aposentadoria para quem estiver prestes a se aposentar. – A GM se compromete a negociar, em primeiro lugar, com o Sindicato, caso haja projeto de investimento em um novo veículo no Brasil. – Nova grade salarial para funcionários admitidos a partir da assinatura do acordo, apenas na fábrica de componentes (Powertrain, Estamparia e Plástico), com piso de R$ 1.800.
– Jornada de trabalho que possibilita duas horas extras por dia e trabalho extraordinário aos sábados, alternadamente. Poderá haver folga em até 12 dias por ano, que serão compensados posteriormente.
– Reaproveitamento de lesionados em atividades compatíveis, devendo ser definidas em conjunto com o sindicato.
– Garantia do nível de emprego até dezembro de 2013 no MVA e dezembro de 2014 para o restante da planta de São José dos Campos.
– Ajuste na cláusula de nível de emprego da área de manuseio de materiais, de 1203 para 900 empregados.
– Garantia de renovação/extensão dos acordos de jornadas diferenciadas de trabalho (6 x 1; turno de revezamento e jornada de domingo mediante pagamento de hora extra e com folga na semana) pelo período de dois anos.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí