Luz, câmera e debate: sala lotada no Cineclube Consciência

No último sábado (10), a sala de cinema da sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí, Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista lotou com mais uma sessão do projeto Cineclube Consciência.

O longa metragem belga “Dois Dias, Uma Noite”, dirigido por Jean-Pierre e Luc Dardenne, foi o escolhido para a exibição. O drama, lançado em 2014, recebeu prêmios nos festivais Sydney Film Festival e International Cinephile Society Awards, além da indicação ao Oscar de melhor atriz para Marion Cottilard.

“O filme relata muito bem as relações trabalhistas que acontecem em diversas empresas. Mostra o quanto a falta de consciência faz com que muitos trabalhadores se tornem totalmente submissos aos seus patrões por conta da pressão sofrida”, disse o professor de história e espectador Luiz Lima.

Após a exibição, os cinéfilos debateram questões envolvendo o contexto geral do longa. “Foi um filme muito bem selecionado, que condiz com o nosso dia-a-dia e nossa rotina trabalhista. Isso acabou gerando um bom debate”, disse a diretora do Sindicato Rose Prado.

Ela também destacou a importância da parceria com o Cineclube Consciência. “à‰ muito bom manter a comunidade antenada através da arte. Garanto que as próximas sessões serão ainda mais produtivas”.

Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí