KSB Jundiaí: PLR 2018 terá negociação unificada

A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) voltou a ser pautada em assembleia na KSB Jundiaí. Na manhã desta quinta-feira (28), o diretor sindical Luís Carlos de Oliveira (Lú)  e a vice presidente do Sindicato, Rose Prado, informaram os trabalhadores da empresa que em 2018 o formato de negociação da remuneração contará com participação proporcional das comissões das unidades de Jundiaí e Várzea Paulista. A decisão resultou de uma reunião realizada no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) entre representantes sindicais e da KSB, no dia 18 de setembro.

O formato da PLR de 2017 utilizado pela KSB sempre foi alvo de críticas do Sindicato e dos trabalhadores. Além de não ter sido dialogado com os trabalhadores, empresa impà´s que a comissão assinasse separadamente e não em reunião, o que causou um desconforto.

A empresa informou que utiliza o método global de avaliação, no qual o cálculo é baseado nos lucros de todas as unidades da empresa.

Por conta do impasse, o Sindicato encaminhou uma notificação ao MTE solicitando uma reunião para tratar do tema. “Se a empresa propõe a PLR global, ela deveria fazer a inclusão globalizada entre todas as unidades para que haja uma discussão aberta. O que a KSB não pode fazer é dividir as comissões para que cada uma decida por si o que deve ser feito. Isso enfraquece o debate”, alegou Lú.

Com a decisão do MTE, os sindicalistas fizeram um apelo pedindo que os trabalhadores sejam participativos e que façam reivindicações para a empresa, comissão e Sindicato. Os sindicalistas fizeram um apelo pedindo que os trabalhadores sejam participativos e que reivindiquem tanto a empresa quanto o Sindicato. “As comissões precisam se empenhar em um acordo único, e nesse momento que precisaremos do apoio dos trabalhadores. Só assim conseguiremos incluir sugestões e adequar o programa ao que os trabalhadores entendem por mais justo”, explicou o diretor sindical.

No final da assembleia, Rose Prado e Lú convocaram os trabalhadores para a Assembleia Geral da Campanha Salarial 2017 que acontecerá neste domingo (1), à s 9h, na Sede do Sindicato.