Vitória do Sindicato: Justiça determina que a Sifco reinclua aposentados no plano de saúde

Na tarde de quarta-feira (18), uma decisão da Justiça determinou que os aposentados da Sifco devem ser incluídos novamente no plano de saúde dos ativos da empresa.

A briga judicial começou há mais de dois anos, quando a Sifco transferiu os inativos (aposentados), para a Associação Desportiva Classista (ADC) da empresa, com o intuito de minimizar os custos com o plano de saúde dos empregados ativos. Como consequência, os planos dos aposentados tiveram reajustes muito altos.

Com base na ilegalidade desta transferência, o Sindicato dos Metalúrgicos entrou com uma ação coletiva na Justiça pedindo que os aposentados voltassem a fazer parte do plano da empresa.

“Os planos de saúde coletivos são cobrados pela média dos valores dos funcionários mais novos e mais velhos. Como todos pagam o mesmo valor, fica muito mais barato para os aposentados”, explica Erazê Sutti, advogado do Sindicato.

A Justiça aceitou os argumentos do Sindicato e determinou que a Sifco deve reincluir os aposentados num prazo de 30 dias no mesmo plano de saúde e com a mesma cobertura assistencial dos trabalhadores da ativa.

eliseu-planodesaude

Na manhã desta sexta-feira (20), o auditório do Sindicato ficou lotado para a assembleia convocada pelo presidente Eliseu Silva Costa (foto acima) para esclarecer todas as dúvidas referentes à  decisão da Justiça sobre o plano de saúde.

“Sem dúvida é uma decisão muito importante para os trabalhadores da Sifco. Uma vitória do Sindicato. Com essa decisão os companheiros aposentados da Sifco voltarão a fazer parte do plano coletivo de saúde dos ativos, com valor inferior ao que é pago hoje”, disse o presidente do Sindicato.

O secretário-geral do Sindicato, Natanael Onofre Matias (Caé), ressalta que as negociações com a Sifco continuarão nesta semana.

“Nós vamos exigir da Sifco o cumprimento da decisão judicial imediatamente”.