IndustriAll na Tailândia: sindicalistas debatem sustentabilidade para a indústria 4.0

Com informações da IndustriAll Global Union

Com a intenção de fomentar alternativas que visam a sustentabilidade na esfera trabalhista, mais de 60 representantes sindicais de 13 países se reuniram na Conferência Mundial IndustriAll da União Global de TIC, Elétrica e Eletrônica, realizada na quarta (14) e quinta-feira (15), em Bangcoc, na Tailândia. A conferência estabeleceu um plano de ação de quatro anos, com o objetivo de combater a crescente instabilidade global no cenário industrial. 

Os representantes sindicais identificaram três áreas principais de ação – a necessidade de se concentrar nas cadeias de suprimentos, organizar trabalhadores precários e se preparar para o futuro do trabalho. 

A vice-presidente do Sindicato, Rose Prado, marcou presença na conferência. Para ela, a indústria tecnológica trouxe novos horizontes, mas ainda existe uma necessidade se avançar em questões que envolvem a valorização do trabalhador. “Ainda enfrentamos impasses envolvendo assédio moral, desvalorização da mão de obra e dos salários e até infraestrutura inadequada. E nós, sindicalistas, nos debruçamos em torno destas questões e iremos trabalhar para combater todos esses impasses”, declarou Rose. 

Valorização das mulheres no trabalho
Questões de gênero dentro da esfera trabalhista também foram debatidas durante a conferência. Sabendo da baixa adesão de mulheres nas empresas e entidades sindicais, os sindicalistas dialogaram sobre a elaboração de ações afirmativas visando inserir, valorizar e oferecer formação para as mulheres nestes espaços. A pauta será analisada na próxima conferência da IndustriAll, que será realizada em novembro, em Genebra, Suíça. “Há muitas diferenças conjunturais entre os países, porém, o ponto em comum entre todos é a formação e valorização das mulheres no trabalho. O diálogo avançou, estamos com boas expectativas para as próximas ações”, declarou a vice-presidente do Sindicato. 

 

Astra Website Security