Inclusão social: trabalhadores com deficiência é pauta de organizações

A importância da presença da pessoa com deficiência no mundo do trabalho cresce a cada dia, no ramo metalúrgico não é diferente. Multinacionais da esfera tecnológica, dentro da metalurgia, realizam grandes ações de inclusão por meio da contratação de pessoas com deficiência.

Recentemente, o Ministério do Trabalho e do Emprego de Jundiaí, dialogou com a empresa Foxconn sobre a inclusão de pessoas com deficiência no quadro de colaboradores. O Sindicato participou ativamente dos encontros. “As reuniões trouxeram bons resultados. A empresa se comprometeu em efetuar, progressivamente, as contratações de pessoas com deficiência física. Além disso, a Foxconn também alegou que promoverá reuniões mensais com esses grupos”, disse o vice-presidente do Sindicato, Evandro Oliveira Santos.

A intenção é enquadrar as empresas de diversas categorias de acordo com o Artigo 93 da Lei n º. 8.213/91. Para Santos, a ação proporcionará em ambiente mais amplo e produtivo. “à‰ necessário promover a inclusão, muitas empresas estão obtendo um bom resultado. Estaremos acompanhando todas as conversas sobre o tema, pois também temos esse dever social”, declarou.

Neste mês o tema fez parte da prova do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, será tema de encontro dentro da Superintendência Regional do Trabalho, de Seminário do Centro de Vigilância Sanitária Estadual, do Fórum de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência, em Santos. Além disso, o assunto será debatido no Encontro Anual do Espaço da Cidadania que será realizado no auditório do Ministério Público do Trabalho, em São Paulo.

Pessoas com deficiência e a mídia

Após ministrar palestra a estudantes de jornalismo, Leandra Migotto Certeza concedeu entrevista à  UNESP Notícias, afirmando que “a mídia ainda trata as pessoas com deficiência de forma estereotipada” e que “a pessoa com deficiência não é herói, nem coitadinho”.

Confira a entrevista na íntegra

Inclusão movimenta vários setores em novembro, fique por dentro:

10/11 ”“ São Paulo

A Câmara Paulista para Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho Formal realizará encontro nesta quinta-feira, onde será tratado “A caracterização da Pessoa com Deficiência para fins de cota: A visão do Ministério do Trabalho e Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF): O que é e para que serve?”

• Dia: 10 de novembro de 2016 (quinta-feira)
  • Horário: das 14h à s 17h
  • Local: Auditório da SRTE-SP – Rua Martins Fontes, 109 – 2 º andar

Mais informações e inscrições através do e-mail cpipcd@gmail.com

11/11 ”“ São Paulo

O Centro de Vigilância Sanitária realizará o 2 º Seminário “Trabalhadores com Deficiência e Acessibilidade no Ambiente de Trabalho” com objetivo de promover o debate sobre a saúde do trabalhador com deficiência e discutir instrumentos que auxiliem os profissionais de vigilância em saúde do trabalhador, com foco nos trabalhadores com deficiência.

• Dia: 11 de novembro de 2016 (sexta-feira)
  • Horário: 8h30 as 17h30
  • Local: Hotel Dan Inn Planalto, á Av. Cásper Líbero, N ° 115, Centro ”“ capital ”“SP

22/11 ”“ Santos

FEPEC ”“ Fórum de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência realiza II Seminário de Empregabilidade da Pessoa com Deficiência

Tema: Diversidade no Trabalho: desafios e possibilidades na empregabilidade das Pessoas com Deficiência

• Dia: 22 de novembro de 2016 (terça-feira)
  • Horário: 8h30 as 17h00
  • Local: Rua Luiz de Camões, 147 ”“ Encruzilhada ”“ Santos (Salão de festas Lojas Maçà´nica Fraternidade de Santos)

Inscrições: www.30dejulho.com.br/fepec

24/11 ”“ São Paulo

9 º Encontro Anual do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão

O Encontro desse ano propõe um debate sobre a inclusão de trabalhadores com deficiência no mercado de trabalho, a partir de dados atualizados do Ministério do Trabalho, além de maior compreensão sobre os novos parâmetros que a CIF ”“ Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde traz para este cenário.

• Dia: 24/11/2016
  • Horário: 9h00 à s 13h30
  • Local: Ministério Público do Trabalho ”“ 2 ª Região
  • Endereço: Rua Cubatão, 322 ”“ Paraíso ”“ São Paulo (Próximo à  estação Paraiso do Metrà´)

Para efetuar a inscrição é necessário informar os seguintes dados: Nome completo, RG, Empresa/Entidade, Cidade, Telefone e E-mail.

Informações e inscrições através do e-mail ecidadania@ecidadania.org.br.