Governo adianta 13 º dos aposentados, mas quebra tradição de 9 anos

O Governo deixou para a última hora, mas decidiu adiantar a primeira parcela do 13 ° salário para os aposentados e pensionistas.

Pela lei, o benefício pode ser pago até o final do ano, mas desde 2006 a primeira parcela saía em agosto. Desta vez, por causa da queda na arrecadação, o Governo demorou para decidir como seria o pagamento, mas a presidenta Dilma Rousseff decidiu pagar o adiantamento de 50% do salário em setembro.

Entre os 28,2 milhões de aposentados e pensionistas, que esperavam pela decisão, está Genival Bezerra da Silva. Aposentado há seis anos, Silva se acostumou a receber o benefício em agosto e fez uma dívida . “Agora, com este atraso no pagamento, vou tentar negociar o que devo. Foi uma péssima notícia”.

Já o metalúrgico aposentado há 32 anos, Clóvis Leme de Godoy, 77 anos, se acostumou a receber o 13 ° salário sempre no final do ano, por isso, nunca faz planos com o adiantamento.

“Procuramos viver dentro do nosso orçamento, controlamos bem os nossos gastos, então deixo o 13 ° para eventuais necessidades”, diz. Sua esposa Vilma estava mais ansiosa. “A situação está difícil para todo mundo, é bom saber quando vamos receber o dinheiro”.

Aposentado há seis anos, Genival da Silva se acostumou a receber o benefício em agosto e fez uma dívida.